[ Saiba tudo > História do golfe no Brasil ]

Itanhangá, um campo para Getúlio Vargas jogar
4/7/2006 - 9h24
Da Redação
Fotos: Divulgação  

Getúlio Dornelles Vargas nasceu em São Borja, Rio Grande do Sul, no dia 19 de abril de 1883 e foi um apaixonado por golfe. Era filho de Manuel do Nascimento Vargas e de Cândida Dornelles Vargas.

Ninguém poderia imaginar que no dia 24 de agosto de 1954, o Brasil ficaria perplexo e chocado com a morte de um homem que, por duas vezes, ocupara o posto de Presidente da República.

Figura politicamente controversa, era admirado pelos seus seguidores, que o chamavam de pai dos pobres, e criticado pelos oposicionistas que viam nele apenas uma figura populista.

Para fugir das pressões que o dia-a-dia político causava sobre seu estado emocional, Getúlio resolveu, em 1928, dois anos antes de assumir o governo da Junta Provisória, jogar golfe.

Uma prática que se estendeu aos familiares. Tanto que seu neto Getúlio Dornelles Vargas, que nasceu dois anos após a sua morte, é também um aficionado pelo esporte.

"Meu avô adorava o golfe ",diz o neto de Getúlio.

O desenho do Gávea irritava o presidente Getúlio VargasNa cidade do Rio de Janeiro, onde do Palácio do Catete comandaria os destinos do país por quase três décadas, Getúlio começou a dar suas tacadas no Gávea Golf & Country Club (foto), um dos campos mais bonitos do mundo.

Mas o desenho do Gávea não permitia um bom desempenho do caudilho. Inseguro, principalmente nas jogadas de putt, ele se irritava facilmente e causava um desconforto entre os seus auxiliares, que queriam ver Getúlio feliz.

O Itanhangá tinha a capacidade de acalmar o presidente VargasPor esse motivo, nos anos 30, já com Vargas na Presidência da República, foi construído o Itanhangá (foto). Era, na época, um campo bem diferente de hoje: muito fácil de se jogar, com o intuito -diziam- de favorecer o jogo de Getúlio Vargas, que nunca apresentou um bom desempenho no Gávea.

O novo campo encantou o presidente. Não era difícil vê-lo quase todos os finais de semana, no fim da década de 1930 e início dos anos 1940, jogando no Itanhangá.

Seu brado de "Vamos,Getúlio!", logo após uma boa jogada, ficou famoso. Seu golfe, porém, evoluiu pouco, quase nada em termos técnicos.

Ao círculo de amigos mais chegados, ele chegou a confessar que apesar de ser um jogo para quem tinha nervos, o golfe o ajudava a relaxar para enfrentar a oposição. Um calmante para as turbulências que enfrentou ao longo da vida.

 
Empresa especializada em golfe. Mais de 20 anos no mercado
Clique aqui e conheça
SIMON PRESS
Assessoria de Comunicação em
esporte, saúde, empresas, eventos. Revistas, catálogos e sites.
 Minigolfe
Locação e eventos
(11) 2280-4962
 Consultoria
Palestras em escolas e empresas (11) 2280-4962
 LEI DO INCENTIVO
Projetos e Gestão - Simon Comunicação
(11) 2280-4962
Anuncie em Golfexpress
(11) 2280-4962