[ Opinião > Virginia Salomão ]

Golfistas e seus caddies na disputa
21/11/2006 - 15h32
Virgínia Salomão
Foto de Virgínia Salomão  

Apesar do mau tempo, garoa incessante durante todo o dia, o "Torneio de Caddies" do Clube Curitibano, disputado terça-feira passada (14) no green de Quatro Barras, superou as expectativas, tanto no que diz respeito ao número de participantes quanto ao nível técnico dos jogos apresentados.
 
À exemplo das edições anteriores, a competição teve como objetivo a confraternização entre as jogadoras e seus caddies, e também propiciar aos carregadores de bolsas a chance de demonstrar suas habilidades no manuseio dos tacos. A modalidade de jogo foi Duplas Canadian (tacadas alternadas).
 
Após 18 buracos disputados, o placar mostrava um empate na principal categoria, a scratch, por 79 tacadas, entre as duplas formadas por Luciana Oliveira/Jacir Viana e Cleonice German/Cateto. A decisão foi para playoff.
 
No segundo buraco extra, Cleonice e Cateto sagraram-se campeões com vantagem de apenas uma tacada. "Promover um torneio onde uma jogadora forma dupla com seu caddie é uma excelente iniciativa", disse Luciana, que foi além: "Foi difícil jogar na chuva. Além disso, a modalidade adotada na competição é complicada, porque às vezes acaba, sem querer, prejudicando seu companheiro ao invés de ajudar. Jogamos muito bem, principalmente a segunda volta (back 9). No desempate houve equilíbrio entre as duplas finalistas".

 
                            Copa Los Andes
 
O golfista gaúcho Felipe LessaLima (Peru) – A partir de sexta-feira (24) até sábado (26), os melhores jogadores do continente estarão na disputa do 61.º Campeonato Sul-Americano de Golfe por equipes – Copa Los Andes 2006, que depois de 10 anos volta a ser jogado no campo do Lima Golf Club. Equipes masculinas e femininas de 9 países estarão na batalha pelo título.
 
O Brasil, que estreou na Copa Los Andes em 1952, no Chile, será representado por Patrícia Carvalho (PR), Isadora Stapff (PR), Cristina Baldi (RS), Mariana De Biase (RJ), Bruna Spengler (RS) e Maria de Lourdes Verlangieri (capitã), no feminino; e Máximo João Kopp (PR), Roberto Gomez (SP), Felipe Lessa (RS), Guilherme Oda (SP), Rogério Bernardo (SP), Octávio Villar (capitão) e Luiz Arthur Caselli Guimarães Filho (delegado ), no masculino.
 
O 61.º Campeonato Sul-Americano de Golfe por equipes – Copa Los Andes 2006 é organizado pela Federação Sul-Americana de Golfe e Federação Peruana de Golfe, com supervisão do R&A.

 
                               Strokes
 
* No São Fernando Golf Club, em Cotia (SP) - Um torneio Pro-Am (no caso entre equipes formadas por um profissional e quatro amadores), denominado Votorantim Private Banking, deu a largada, quarta-feira (15), na programação do Samsung Masters II Brasil Classic 2006. O time campeão, com 121 tacadas, foi formado pelo profissional alemão Cristoph Guenther e os amadores Arnaldo Amazonas, Cida Palmberg, Márcio Galvão e Jaques Wladimirsky.
 
Uma clínica de golfe, ministrada pelo profissional Jaime Gonzalez, para 30 convidados foi uma das atrações do dia.
 
A principal competição, envolvendo profissionais brasileiros e estrangeiros, ocorreu entre quinta-feira (16) e domingo (19). O argentino Paulo Pinto, com 274 tacadas (70-71-87-66), faturou o título. Pela conquista, ele levou US$ 14,4 mil de prêmio.
 
Seu compatriota Juan Ignácio Gil, com 275, ficou em segundo lugar, seguido pelos paraguaios Pedro Martinez (280) e Fabrizio Zanotti (281). Os melhores brasileiros no Samsung Masters II Brasil Classic 2006 foram João Corteiz, Rafael Barcellos e Odair de Lima. Todos eles terminaram empatados em 13.º lugar por 290 tacadas.

 
* Field Day – A temporada oficial do golfe feminino do Clube Curitibano se encerra hoje, a partir das 10h30, com um torneio denominado Field Day. A modalidade de jogo é surpresa. Além do melhor gross, haverá premiação para o 1.º e 2.º lugares de três categorias a serem definidas conforme o número de inscritas. Logo após o término da competição, as atletas participam de um almoço nas dependências do clube.

 
*Ponta Grossa (PR) – O 18.º Campeonato Aberto do Ponta Grossa Golfe Clube e 6.º Tetra Pak Open Golf, que ocorre no fim de semana (25/26), apresenta uma novidade nesta edição. Trata-se da disputa de um Pro-Am na sexta-feira (24).
 
A modalidade de jogo do Aberto será stroke play, em 36 buracos (18 por dia). Além da programação esportiva haverá a social, com jantar de confraternização, sábado, no Bristol Vila Velha Hotel; e cerimônia de premiação, domingo, por volta das 17 horas.

 
* Comandatuba (BA) - Sexta-feira (24), no Comandatuba Ocean Course, badalado campo de golfe do Hotel Transamérica, será disputada a última etapa da Copa dos Campeões de Golfe, denominada MasterCard Black. O evento, com chancela da Confederação Brasileira de Golfe, é válido para o ranking nacional por handicap.

 
* Cotia (SP) – Nada menos que 120 golfistas estão inscritos na penúltima etapa do Circuito de Golfe Ayrton Senna, que ocorre amanhã (quarta-feira) no São Fernando Golf Club. A modalidade de jogo será duplas scramble, valendo 70% do handicap menor da dupla.

 
* Golfista da casa leva título – O atleta Moacir Avancini, com 151 tacadas gross, foi o vencedor do 35.º Campeonato Aberto do Guarapiranga Golf & Country Club, disputado no fim de semana (18/19). A competição foi válida para o ranking paulista masculino scratch.

 
* Torneio comemorativo – O Las Palmas Golf & Country Club, em São José dos Pinhais, comemorou no sábado (18) a ampliação do seu campo de golfe de 15 para 18 buracos promovendo um torneio para atletas da casa e convidados. Os campeões scratch foram Roberto Perez, com 79 tacadas; e Myrian Rocha Loures, com 85.

 
* Em terras vermelhas – De 8 a 10 de dezembro, no Londrina Golf Club, realiza-se o 12.º Open Cidade de Londrina.

Virgínia Salomão, jornalista,
é colunista do jornal "Gazeta
do Povo", do Paraná, há 15
anos. Primeira colunista
mulher especializada em golfe
no Brasil, é também pioneira
na  divulgação semanal dessa
modalidade no país.

 
Empresa especializada em golfe. Mais de 20 anos no mercado
Clique aqui e conheça
SIMON PRESS
Assessoria de Comunicação em
esporte, saúde, empresas, eventos. Revistas, catálogos e sites.
 Minigolfe
Locação e eventos
(11) 2280-4962
 Consultoria
Palestras em escolas e empresas (11) 2280-4962
 LEI DO INCENTIVO
Projetos e Gestão - Simon Comunicação
(11) 2280-4962
Anuncie em Golfexpress
(11) 2280-4962