[ Opinião > Virginia Salomão ]

Dluhosch leva título e cheque de R$ 62 mil
28/11/2006 - 11h55
Virgínia Salomão
Fotos de Virgínia Salomão  

Nada menos que 26 equipes formadas por um profissional e quatro amadores participaram quarta-feira (21), no Porto Alegre Country Club, em Porto Alegre (RS), do Pro-Am que deu a largada na programação do LG/Vivo PGA Championship.

O time vencedor, com 53 tacadas net, foi o formado pelo profissional gaúcho Vinícius Muller e os amadores Jorge Kessler, Maria L. Kowarick, Reinaldo Petter e Chon Won Jae. Apesar de ter conquistado o mesmo resultado do time campeão, a equipe integrada pelo profissional Fabiano dos Santos e os amadores Daniel Dias, Antonio Almeida, Carmen Cabeda e Adilson Almeida, por causa do critério de desempate, teve de se contentar com o segundo lugar.

No mesmo dia houve uma clínica de golfe, para celebridades, no putting green do clube anfitrião. Por lá circularam, entre outros, os atores Zé Vitor Castiel e Ingra Liberato.

Os jogos propriamente ditos, reunindo atletas brasileiros e estrangeiros, foram disputados entre quinta-feira e domingo. No segundo dia de competição foi feito um corte e prosseguiram na briga pelo título apenas os 30 jogadores mais bem posicionados e empatados.

O paranaense Carlos Dluhosch (na foto com Felipe Hasson) foi buscar seu melhor jogo na rodada decisiva e achou ao jogar 64 tacadas, seis abaixo do par do campo, para empatar a competição por 274 tacadas com o gaúcho Muller (69 no dia) e o paraguaio Pedro Martinez (69 no dia).

No segundo buraco do desempate, Dluhosch conquistou a vitória, levando além do título um cheque de R$ 62 mil. Nos três primeiros dias de disputa, Dluhosch jogou 67-68-75, respectivamente. Muller e Martinez terminaram empatados em segundo lugar. Também no último dia do LG/Vivo PGA Championship houve um torneio para amadores sócios do Porto Alegre Country Club e convidados da LG Eletronics.

Na scratch dos jogos masculinos o campeão foi Daniel Dias. Entre as mulheres, o título scratch ficou para Lucilia Davis. No torneio para profissionais seniores, disputado em três dias, o campeão scratch foi Ismar Brasil, com 221 tacadas (72-70-69).


Lady Field Day

Num clima de amizade e confraternização, tendo como aliado o bom tempo. Assim foi disputado, terça-feira (21), o torneio que marcou o término da temporada 2006 do golfe feminino do Clube Curitibano. Não bastasse, o número de participantes superou as expectativas.

A capitã de golfe do Clube Curitibano, Tânia Diniz (segunda da esq. para a dir.), e as vencedoras do torneio Myrian Rocha Loures, Rosa Furuta e Cassiana Stapff                   A largada do jogo ocorreu entre 10 e 12 horas. A modalidade da disputa foi stroke play (tirando os três piores buracos). Na principal categoria, a scratch, a campeã foi Myrian Rocha Loures, com 66 tacadas, parciais de 39-27. Na segunda colocação ficou Tereza Baek, com 71, parciais de 34-37.

Nas demais categorias venceram: 0/24 – Cassiana Stapff, com 53; e 25/40 - Rosa Furuta, com 46. No torneio de minigolfe, disputado logo após a principal competição, a atleta Élia Romano levou a melhor, terminando o circuito com 24 tacadas. O prêmio Long Drive ficou para Tereza Baek e o Near Pin para Maria Helena Vian.

Por volta das 15 horas, às atletas participaram de um badalado almoço nas dependências do clube, tendo como prato principal barreado (comida típica do litoral paranaense). Lá estiveram, entre outras, as atletas Diva Pospissil, Neide Fleischefresser, Kênia Galvão e Cristina Pedrosa.

O Lady Field Day foi promovido pelo Departamento Feminino de Golfe do Clube Curitibano e contou com o apoio da Gazeta do Povo, pioneira na divulgação semanal do golfe no Brasil.


Argentina e Colômbia comandam a festa

Após maratona de quatro dias de jogos, terminou sábado (25), no Lima Golf Club, em Lima, no Peru, o 61.º Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes – Copa los Andes. Na competição masculina, o time da Argentina foi o campeão depois de terminar o último dia de disputa empatado por 6 a 6 com a Colômbia e ter derrotado o Peru por 7 a 5. Os argentinos somaram 15 pontos, contra 14 do Chile, o vice-campeão. O Brasil, com 7 pontos, fechou em quinto lugar.

No feminino, a seleção da Colômbia venceu com 14 pontos, contra 13 da Argentina. As brasileiras terminaram empatadas em quarto lugar com as chilenas por 9 pontos, mas no desempate levaram a melhor.

A seleção do Brasil foi integrada por Máximo João Kopp (PR), Felipe Lessa (RS), Rogério Bernardo (SP), Roberto Gomez (SP) e Guilherme Oda, no masculino; e Patrícia Carvalho (PR), Isadora Stapff (PR), Cristina Baldi (RS), Bruna Spengler (SP) e Mariana De Biase (RJ). O time masculino teve como capitão Octávio Villar e delegado Luiz Arthur Casselli Guimarães Filho. Já a equipe feminina teve como capitã Maria de Lourdes Verlangieri.


Strokes

* Cotia (SP) – A dupla do Guarapiranga Golf & Country Club, formada por Roberto Vieira/Helvécio Silva, foi a vencedora, com 53 tacadas net, da terceira etapa do 1.º Circuito de Golfe Ayrton Senna, disputada quarta-feira (22), no São Fernando Golf Club. Além disso, ficou em primeiro lugar na classificação por empresas. Contando ainda com a atuação da dupla integrada por Ivan Ribeiro/Prenticesidinei de Oliveira, o Guarapiranga somou 20 pontos e agora lidera o ranking acumulado das empresas com 45. Em segundo lugar está o Fazenda da Grama, com 27 pontos, e em terceiro o Clube de Campo de São Paulo, com 25.

O piloto Rubens Barrichello, que teve como parceiro Alessandro Fabietti, terminou empatado com quatro equipes em 13.º lugar. Eles, juntos, somaram 63 tacadas net.


* Argentina – Começou ontem (27 de novembro) e prossegue até domingo (3 de dezembro), no Pilar Golf Club, em Pilar, na Argentina, o 101.º Aberto VISA da República, com a participação de nada menos que 156 jogadores (55 do Challenge Tour e 15 do TLA). Em campo, nomes de destaque da modalidade como Angel Cabrera, Kevin Stadler e Eduardo Romero.

A organização do evento está a cargo da Associação Argentina de Golfe e IMG Argentina.


* Eleição – Em Assembléia Geral Ordinária ocorrida quinta-feira (23) na sede da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), Álvaro Almeida foi reeleito presidente da CBG para o biênio 2007/2008.


* Copa dos Campeões - A quinta e última etapa da MasterCard Black Copa dos Campeões de Golfe 2006, com chancela da Confederação Brasileira de Golfe, foi disputada na semana passada no Comandatuba Ocean Course, na Ilha de Comandatuba (BA). Por categoria, os vencedores dos jogos masculinos foram: cat. 0/9 – Mauro Guimarães Filho, com 161; 10/15 – Bruno Tariant, com 138; 16/24 – Alexandre Sperb, com 135; e 25/36 - Roberto Almeida, com 141. No feminino, as vencedoras foram Samara Tarian, 0/18, com 139; e Neusa de Azevedo, 19/36, com 159.


* Dose dupla – Dois torneios movimentam o Clube Curitibano Golfe, em Quatro Barras, em dezembro: o Field Day Geral, que será disputado dia 16; e o Torneio Daniel Zanatta, que ocorrerá dias 16 e 17, na modalidade quadras. A soma dos handicaps da quadra não deverá ultrapassar 120. Valerão os dois melhores resultados gross e net.

A programação social dos torneios prevê churrasco, sábado, das 13 às 18h30 horas; e brunch, domingo, a partir das 15 horas.


* Kauai (Havaí) – Pela sétima vez o norte-americano Tiger Woods (número 1 do mundo) faturou o título da Copa Grand Slam de Golfe, que reuniu os vencedores dos quatro "Grandes" da temporada. Woods terminou a competição com 136 tacadas, parciais de 70-66. Em segundo lugar ficou o também norte-americano Jim Furyk, com 138, parciais de 67-71. A Copa Grand Slam de Golfe ocorreu na semana passada no campo de Poipu Bay, na ilha havaiana de Kauai.


Virgínia Salomão, jornalista,
é colunista do jornal "Gazeta
do Povo", do Paraná, há 15
anos. Primeira colunista
mulher especializada em golfe
no Brasil, é também pioneira
na  divulgação semanal dessa
modalidade no país.

 
Empresa especializada em golfe. Mais de 20 anos no mercado
Clique aqui e conheça
SIMON PRESS
Assessoria de Comunicação em
esporte, saúde, empresas, eventos. Revistas, catálogos e sites.
 Minigolfe
Locação e eventos
(11) 2280-4962
 Consultoria
Palestras em escolas e empresas (11) 2280-4962
 LEI DO INCENTIVO
Projetos e Gestão - Simon Comunicação
(11) 2280-4962
Anuncie em Golfexpress
(11) 2280-4962