[ Opinião > Virginia Salomão ]

Paranaense dá show no Alphaville
27/2/2007 - 11h12
Virgínia Salomão / Gazeta do Povo  

Precisamente 90 talentosos jogadores, de diversos estados brasileiros, disseram presente na primeira das cinco etapas do Tour Juvenil de Golfe, que ocorreu sábado (24) e domingo (25), no desafiador campo de 18 buracos e par 72 do Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais.

No masculino, categoria geral, o grande campeão foi o paranaense Máximo João Kopp (foto). Ele somou 134 tacadas (71-63), contra 141 (67-74) de Eduardo Kim (SP), líder na rodada de estréia, e 144 (74-70) de Daniel Stapff (PR), que terminou em terceiro lugar.

Em entrevista relâmpago à coluna, Kopp, que venceu de virada, disse que seu jogo foi espetacular. “Joguei muito bem, acima da média. Minha estratégia de jogo foi perfeita”. Para se ter uma idéia da boa estrela que o acompanhou durante a segunda rodada, no buraco 16, ele fez nada menos que um “eagle” (acertou o buraco com duas tacadas abaixo do par). Para conquistar a façanha, o paranaense utilizou primeiramente um ferro 4, depois um pitching para embocar a bolinha que estava a 135 jardas do buraco. No feminino, categoria geral, o título ficou para Cecília Kleinert (SP), que somou 146 tacadas (72-74), seguida por Larissa Rocha Pombo (PR), que somou 158 (78-80), e Clara Teixeira (RJ), que somou 159 (80-79).

Depois da solenidade de entrega dos prêmios, por volta das 16 horas, os melhores golfistas de 2006 foram homenageados. Na seqüência, o melhor jogador e a melhor jogadora do Paraná foram premiados com a Taça Renato Hauer Leitner, um troféu de posse transitória. Não bastasse, na ocasião, também houve a posse da nova diretoria da Federação Paranaense de Golfe.


Strokes

* A união faz a força - Uma parceria entre a Confederação Brasileira de Golfe e a David Leadbetter Golf Academy, na IMG Academies, centro de treinamento poliesportivo e de educação acadêmica, em Bradenton, na Flórida (EUA), oferecerá aos melhores jogadores de cada uma das categorias vigentes no Tour Nacional de Golfe Juvenil uma semana de treinamento. Para a representante brasileira da IMG Academies, Raquel Roman, é uma ótima oportunidade para os jovens que gostam de praticar seu esporte preferido num lugar sadio, seguro e com total infra-estrutura. Atualmente, a academia conta em média com 950 jovens de 80 países. Uma perfeita integração de diferentes culturas, que têm o mesmo objetivo: o aprimoramento.

* Dose dupla – A Taça Mensal de Março do Clube Curitibano, classificatória para o 59.º Campeonato Aberto de Golfe Cidade de Curitiba, está marcada para o dia 17. Mais informações pelo fone (41) 3672-1474.

* No Graciosa Country Club - Em três etapas. Assim será disputado o tradicional 59.º Campeonato Aberto de Golfe Cidade de Curitiba. A primeira, de 28 a 29 de março, reunirá jogadores cat. index 22,2 a 33,2 e jogadoras cat. index 13,5 a 21,2 e 21,3 a 32,9. A segunda etapa, de 31 de março a 1.º de abril, será disputada somente por cavalheiros cat. index 8,6 a 14 e 14,1 a 22,1. A última etapa está marcada para os dias 5, 6 e 7 de abril, quando entram em ação jogadores profissionais e amadores cat. index até 8,5 (masculino) e cat. index até 13,4 (feminino). Nas três etapas a modalidade de jogo será stroke play. Nas duas primeiras, em 36 buracos, e na terceira, em 54.

O Pro-Am, que normalmente antecede os principais jogos, desta vez será no dia 3 de março. Best ball, em 18 buracos, será a modalidade de disputa.

A programação social prevê muita badalação durante as três etapas, com coquetéis, jantares e premiações. Durante o jantar do dia 4 de abril haverá sorteio de passagens da TAM, bolsa de golfe, dois tacos de golfe e bolas de golfe.

* Equipe poderosa - Máximo João Kopp (PR), André Tourinho (RJ), Felipe Navarro (RJ), Daniela Murray (SP), Cecília Kleinert (SP) e Bruna Spengler (RS) são os jogadores que representarão o país no 40.º Campeonato Sul-Americano Juvenil, que ocorre de 26 a 31 de março, no Itanhangá Golf Club.

* Surge mais um campo – Um Pro-Am, entre equipes formadas por um profissional e quatro amadores marcou a inauguração oficial do VistaVerde Golf Club, ocorrida dia 11 deste mês, em Araçariguama (SP). Cerca de 100 jogadores, 80 amadores e 20 profissionais participaram da competição. O time integrado pelo profissional Paulo Rocha (presidente da PGA Brasil) e os amadores Jurandir José Silva, Aldo Croti, José Blanco e Adriano Stancati, com 54 tacadas, levou o título. A equipe comandada pelo profissional paranaense Carlos Dluhosch terminou em terceiro lugar. Na classificação individual dos profissionais, o título ficou para Fabiano dos Santos, que fechou com 71 tacadas.

O campo de 18 buracos, par 72 e 7.021 jardas, do VistaVerde, foi projetado pelo norte-americano Dan Blankenship e está situado em uma região montanhosa, de relevo sinuoso e ondulado. Os fairways e rouhgs contam com grama Bermuda Tifway 419. Nos greens, a grama plantada é Bermuda Tifeagle (permite um jogo mais rápido). O sistema de drenagem do campo é especial: são utilizados tubos perfurados para a drenagem eficiente da água nos greens e tees. Se parece com a de um campo de futebol.

* Em terras vermelhas 1 – O Aguativa Golf Resort, perto de Cornélio Procópio (norte do Paraná), promoveu dia 3 deste mês, sábado, o 1.º Interno de Golfe, reunindo jogadores de Londrina e Maringá. No masculino/ feminino, cat. index até 14, venceu Gabriel Souza de Pauli (Londrina). Os demais vencedores foram: Fábio Maldo (Londrina), cat. index 14.1 até 22.1; e Mário Gondo (Maringá), cat. index maior ou igual a 22.

Localizado em meio a um extenso e belo cenário natural, o campo de golfe do Aguativa tem 9 buracos e 2.607 jardas (tees masculinos). O percurso, apesar de diversas armadilhas, é acessível a jogadores iniciantes e veteranos.

* Em terras vermelhas 2 – Com 65 tacadas net, o atleta Nelson Matsuda sagrou-se campeão da cat. index até 14 do Torneio Interno do Maringá Golf Club, que ocorreu domingo (18), em Maringá (norte do PR). No feminino, cat. index 0 a 31,7, a campeã, com 77 net, foi Marilsa Otami.

* Promete sucesso - Um torneio entre equipes formadas por um profissional e três amadores, denominado Pro-Am, ocorre dia 2 de março, sexta-feira, no sistema shot gun (saída às 7h30), dando início a programação do 6.º Aberto de Golfe Alphaville Graciosa. Os principais jogos, na modalidade stroke play, serão disputados dias 3 e 4.

* Mudanças à vista – Novos direcionamentos do Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe foi o tema principal da reunião realizada no início deste mês, mais precisamente dia 7, na sede da Confederação Brasileira de Golfe. Participaram da assembléia, o presidente da CBG, Álvaro Almeida, e os representantes de alguns empreendimentos. A próxima reunião foi marcada para março.

* Caddies na batalha – Somando 150 tacadas, parciais de 73-77, o paulista Fábio Silva (BGC) faturou na sexta-feira (23) o título do Campeonato Brasileiro de Caddies, disputado no Internacional Golf Clube dos 500, em Guaratinguetá (SP).

* Pilar (ARG) – Inaugura-se em maio, com data a ser divulgada, o campo de 18 buracos, par 72 e 7.000 jardas do empreendimento Estâncias Golf. O traçado leva assinatura do norte-americano Randall Thompson, presidente da American Golf Course Designe.

* Kahuku (HAV) – A atleta Paula Creamer (20 anos), que não vencia um torneio desde o Evian Masters, na França, em 2005, desencantou no SBS Open, disputado de 16 a 18 deste mês, no Palmer Course, de par 72 e 6.578 jardas, do Turtle Bay Resort. Ela levou o título com 207 tacadas, parciais de 67-70-70. Para tanto, Creamer superou a paraguaia Julieta Granada por uma tacada e a fera mexicana Lorena Ochoa, por quatro.

* Los Angeles (EUA) – O norte-americano Charles Howell III venceu seu compatriota Phil Mickelson no playoff referente ao Nissan Open, que terminou domingo (18), após quatro dias de disputa, no Riviera Country Club – Pacific Palisades.

Howell (69-65-69-65) e Mickelson (66-65-69-68) fecharam à competição com 268 tacadas. A decisão foi para o desempate em três buracos extras, nos quais Howell fez par. Esta foi a segunda vitória da carreira de Howell, pois em nove ocasiões ele havia terminado em segundo lugar.

* Cidade da Guatemala (GUA) – Um mano a mano, pra lá de acirrado, entre o galês Jamie Donaldson (31 anos) e o argentino Emilio Domínguez, marcou a final, domingo (18), no campo de Hacienda Nueva CC, do TLA Telefónica de Guatemala, último torneio da série de três co-sancionados pelo Tour de las Américas e Challenge Tour Europeu. Apesar de toda pressão, Donaldson não se intimidou. Ele acabou vencendo com 265 tacadas, 23 abaixo do par e uma de vantagem sobre Domínguez.

* Oahu (HAV) – Entre quinta-feira (22) e sábado (24), no campo do Ko Olina Golf Club, em Oahu, no Havaí, foi disputado o Fields Open, um torneio do LPGA Tour, que distribuiu US$ 1,2 milhão em prêmios. A americana Stacy Prammanasudh, com 202 tacadas (66-68-68), sagrou-se campeã. Em segundo lugar, com 203 (69-66-68), ficou Jee Young Lee. Três jogadoras, Ai Miyazato (71-68-66), Morgan Pressel (71-65-69) e a brasileira Ângela Park (66-68-71), dividiram a terceira posição somando 203 tacadas, cada uma.

* Arizona (EUA) – O sueco Henrik Stenson venceu no domingo (25) o World Golf Championship - Accenture Match Play, disputado no Gallery GC, em Tucson. Além do título, ele embolsou US$ 1,35 milhão de prêmio.


Virgínia Salomão, jornalista,
é colunista
do jornal "Gazeta do Povo",
do Paraná, há 15 anos.
Primeira colunista mulher
especializada em golfe no Brasil,
é também pioneira
na  divulgação semanal dessa
modalidade no país.

 
Empresa especializada em golfe. Mais de 20 anos no mercado
Clique aqui e conheça
SIMON PRESS
Assessoria de Comunicação em
esporte, saúde, empresas, eventos. Revistas, catálogos e sites.
 Minigolfe
Locação e eventos
(11) 2280-4962
 Consultoria
Palestras em escolas e empresas (11) 2280-4962
 LEI DO INCENTIVO
Projetos e Gestão - Simon Comunicação
(11) 2280-4962
Anuncie em Golfexpress
(11) 2280-4962