[ Opinião > Virginia Salomão ]

Mulheres comemoram o seu dia
6/3/2007 - 11h40
Virgínia Salomão
Fotos de Virgínia Salomão  

No dia 8 de março de 1857, a cidade de Nova York foi palco da primeira greve conduzida por mulheres que se tem notícia na história.

Precisamente 129 operárias têxteis exigiam redução da jornada de trabalho, aumento de salários e condições mais dignas de trabalho. A manifestação resultou em tragédia: as operárias acabaram morrendo queimadas no interior da fábrica onde estavam concentradas.

É importante destacar que pouco antes de ser determinada a greve, as operárias estavam tingindo tecidos da cor lilás. Por este motivo, o lilás foi adotado internacionalmente como a cor padrão do movimento feminista.

Em agosto de 1910 realizou-se em Copenhague, Dinamarca, a 2.ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, onde, por sugestão da jornalista alemã Clara Zetkin, o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher, em homenagem as operárias nova-iorquinas mortas.

Desde então, mulheres do mundo inteiro promovem manifestações e celebram nessa data. (Dados pinçados de um folheto emitido pelo Conselho Estadual da Condição Feminina).

O golfe feminino do Brasil, à sua maneira, também comemora o 8 de março. No São Paulo Golf Club (SP), por exemplo, a Great Sports, que tem à frente Érica Kiyota e Fu Shibuya, promoverá depois de amanhã (quinta-feira) o Great Womens Invitational, na modalidade Four Ball – Best Ball (melhor bola da equipe), valendo 90% do handicap.

Cerca de 100 jogadoras federadas e com hcp index até 26,3, entre as quais Vicky Whyte, presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro; e Cristina Baldi (foto), segunda colocada no ranking nacional amador adulto em 2006, confirmaram participação no evento.

Além do torneio, outras atividades paralelas como clínica de golfe para iniciante seguida de torneio no putting green e palestra estarão à disposição das atletas.

A largada da programação social ocorre amanhã (quarta-feira), com um coquetel oferecido pela Tiffany & Co. e Great Sports, em homenagem as mulheres e aos patrocinadores.

Depois de amanhã (quinta-feira), terminada a competição, realiza-se a cerimônia de entrega dos prêmios do Great Women′s Invitational.

Na ocasião haverá sorteio de estadia no Txai Resort, em Itacaré (BA), com passagens aéreas ofertadas pela Gol Linhas Aéreas; e uma viagem para o One & Only Palmilla em Los Cabos, no México, com passagens aéreas cedidas pela Aeroméxico.


A bolinha voltou a rolar

O Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, anda pra lá de movimentado neste começo de temporada. Na semana passada abrigou o Tour Juvenil, reunindo feras da categoria, e entre sexta-feira (2) e domingo (4) promoveu o 6.º Aberto de Golfe do clube, com a participação de jogadores amadores e profissionais, dando a largada no Circuito de Profissionais, que percorrerá os campos do Paraná e de Santa Catarina. Às vésperas da principal competição houve um Pro-Am, na modalidade best ball. O time campeão, com 52 tacadas (25-27), foi o integrado pelo profissional Ivo Leão e os amadores Ilona Carlsson, Gadi Fryszer, Antonio Zanchett e Carlo Tavernier.

Os jogos propriamente ditos, na modalidade stroke play, em 36 buracos (18 por dia), ocorreram no fim de semana. Entre amadores da scratch, Enzo Miyamura (69-76) e José Carlos Maestrelli (72-73) terminaram empatados por 145 tacadas. A decisão foi para playoff, no qual Miyamura superou seu adversário no segundo buraco extra. Na scratch dos jogos femininos, Isadora Stapff, com parciais de 76-78 = 154 tacadas, levou o título com uma vantagem de 17 tacadas sobre Kauane Fajardo (89-82) e Larissa Rocha Pombo (88-83), que fecharam em segundo e terceiro lugares, respectivamente, somando 171.

Paralelamente houve um torneio envolvendo profissionais. O grande campeão foi Rodrigo Diniz (foto), que liderou de ponta a ponta para ficar com o título somando 133 tacadas (68-65). "Hoje (domingo) foi um dia fantástico, em que tudo deu certo. Os putts entraram de todos os lados. Fiz 9 birdies em 13 buracos. A partir daí foi só administrar o jogo para alcançar a vitória", contou Diniz, que não escondia sua felicidade.


Strokes

* A pedidosMuitos golfistas paranaenses têm batido o pé, e com razão, no que diz respeito ao valor abusivo das taxas de inscrição de alguns torneios. A sugestão da coluna, a quem compete, é a mais óbvia possível: arregaçar as mangas e ir à luta à busca de patrocinadores. Afinal de contas, os departamentos de marketing dos clubes de golfe e da Federação Paranaense de Golfe (FPG) existem, ou deveriam existir, para isso. Vocês não acham?


* Playa del Carmen (MEX) – O norte-americano Fred Funk (50 anos) superou o argentino José Cóceres no buraco 10 do desempate correspondente ao Mayakoba Classic at Riviera Maya, disputado entre 22 e 25 de fevereiro, no campo Mayakoba. Ambos tinham fechado a competição somando 266 tacadas. Funk com parciais de 62-69-64-71 e Cóceres com parciais de 67-65-65-69.


* Elas em campo – Em se tratando de golfe feminino e, mais especificamente, do Clube Curitibano, a temporada 2007 é sucesso garantido. O start será hoje, com a disputa da Taça Diva Pospissil, a partir das 12 horas, na modalidade stroke play, em 18 buracos. Participem!


* Flórida (EUA)O coreano Charlie Wi teve seus quinze minutos de fama ao assumir a ponta, após a rodada de abertura, do Honda Classic (um torneio do circuito PGA), quinta-feira (1.º), no PGA National Resort & Spa – Champions Course, em Palm Beach Gardens (FL). Wie jogou 65 tacadas, cinco abaixo do par do campo, fazendo sete birdies e dois bogeys.

O alemão Bernhard Langer fechou em segundo lugar, com 66, quatro tacadas abaixo do par. Ele fez cinco birdies e somente um bogeys. Na sexta-feira (2), o australiano Robert Allenby (67-68) alcançou o coreano Wi, que jogou 70 tacadas. Ambos fecharam a rodada com 135 tacadas na soma, duas de vantagem sobre os norte-americanos Will Mackenzie e Steve Stricker, que obtiveram o mesmo resultado (68-69) = 137.

A terceira rodada, sábado (3), fechou com o norte-americano Mark Wilson na liderança somando 204 tacadas (72-66-66). Na cola dele, com 205 (71-68-66), estava o também norte-americano Boo Weeckley. Um empate, por 275 tacadas, entre José Cóceres (69-71-69-66), Camilo Villegas (70-68-71-66), Wilson (71) e Weekley (70), marcou a quarta e última rodada, que terminou à noite.

Por este motivo, o desempate ocorreu somente ontem (segunda-feira). O norte-americano Wilson acabou derrotando o argentino Cóceres no terceiro buraco extra, para levar o título.


* No Rio de Janeiro – Fixou-se a data do 9.º Campeonato Aberto do Búzios Golf Club: 17 e 18 de março. O torneio é válido para o ranking carioca masculino, feminino e juvenil As inscrições poderão ser feitas até o dia 14. Mais informações pelo fone (21) 2495-4915.


* México – A sueca Annika Sorenstam, a mexicana Lorena Ochoa (melhor jogadora de 2006), a paraguaia Julieta Granada e a norte-americana Christie Kerr estão entre as 14, das 20 melhores jogadoras do mundo, que confirmaram participação no Mastercard Classic Honoring Alejo Peralta. Na quinta-feira (8) haverá um Pro-Am. Os jogos oficiais serão disputados entre sexta-feira (9) e domingo (11), no campo do Bosque Real.


* Da agenda internacional – Na classificação mundial, o fenômeno Tiger Woods (EUA) aparece em primeiro lugar, com 19,11 pontos de média, seguido por seus compatriotas Jim Furyk, com 8,64; e Phil Mickelson, com 7,59.


Virgínia Salomão, jornalista,
é colunista
do golfe há 15 anos.
Primeira mulher
especializada no esporte no Brasil,
é também pioneira
na  divulgação semanal dessa
modalidade no país.

 
Empresa especializada em golfe. Mais de 20 anos no mercado
Clique aqui e conheça
SIMON PRESS
Assessoria de Comunicação em
esporte, saúde, empresas, eventos. Revistas, catálogos e sites.
 Minigolfe
Locação e eventos
(11) 2280-4962
 Consultoria
Palestras em escolas e empresas (11) 2280-4962
 LEI DO INCENTIVO
Projetos e Gestão - Simon Comunicação
(11) 2280-4962
Anuncie em Golfexpress
(11) 2280-4962