[ Opinião > Virginia Salomão ]

Programação intensa
3/5/2007 - 11h15
Virgínia Salomão
Fotos de Levi Gregório e Virgínia Salomão  

O Hotel do Frade & Golfe Resort, em Angra dos Reis (RJ), abrigará de 27 a 29 de julho o Festival de Golfe do hotel, reunindo num só evento três competições distintas. Confiram!

Torneio Aruba 2007 - Será disputado na categoria individual, modalidade stableford, premiando os campeões com a possibilidade de representar o Brasil no tradicional Aruba PRO-AM International Golf Tournament, que ocorre em agosto no Caribe. O Brasil foi campeão em 2003. Os vencedores do Torneio Aruba 2007 terão todas as suas despesas pagas para representar o país.

Copa Rio-SP Interclubes - Um torneio entre clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo, com premiação individual em seis categorias masculinas e três femininas. A equipe vencedora terá direito de defender o título no ano seguinte sem custos.

Torneio ABGS do Frade - Será disputado nos mesmos moldes da Copa Rio/SP. A diferença é que valerá para jogadores sêniors e pré-seniors.

Também haverá a Copa Aruba de Putter, para os jornalistas presentes no Festival, onde cariocas e paulistas competirão entre si.

Esse torneio servirá para escolher um dos jornalistas que acompanharão a delegação brasileira que vai para Aruba – o outro jornalista será o campeão do torneio entre os jornalistas golfistas. Não bastasse, haverá um torneio de putter para celebridades dos dois estados.

Sobre o campo anfitrião

Situado na Baía Ilha Grande, entre o mar e a Serra da Bocaína, o campo de golfe do Hotel do Frade passou recentemente por modificações significativas.

Toda a grama que fica no pé do Pico do Frade foi trocada. Nos fairways, a grama do tipo bermuda deu lugar a do tipo esmeralda. Nos greens, a grama adotada é a do tipo bermuda. Além disso, o formato de alguns greens foi modificado.

Os buracos 4, 6, 7, 14, 15 e 17 ganharam novos greens, mais modernos, ondulados e movimentados. Mudanças também ocorreram no buraco 8, um par 3 de de 148 jardas, que ganhou novo green, três vezes maior do que o anterior, mais movimentado e ondulado, e agora está protegido por um lago.

O Festival de Golf Hotel do Frade é uma realização da Golf&Cia, organizadora do evento, e conta com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe, da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, da Federação Paulista de Golfe e da Associação Brasileira de Golfe Sênior.


Trio de ferro

As golfistas do Clube Curitibano Rosana Nigro Moura, Cassiana Stapff e Maria Helena Vian (foto) promovem dia 22 (terça-feira), no green de Quatro Barras, um torneio feminino reunindo atletas do clube e também de outros clubes de golfe do Paraná.

O objetivo do torneio, segundo Maria Helena, é estreitar ainda mais o relacionamento de amizade entre as jogadoras. "Competir é sempre muito bom, mas para nós o importante mesmo será o congraçamento", disse.

A modalidade de jogo será stroke play, em 18 buracos. Após o jogo haverá a cerimônia de entrega dos prêmios. Em seguida, a alegria ficará por conta de um lanche de confraternização nas dependências do clube. Na ocasião serão sorteados alguns brindes às atletas presentes.


No Rio Grande do Sul

Terminou ontem (segunda-feira), após três dias de disputa, o 57.º Campeonato Aberto Sul-Brasileiro de Golfe, no Porto Alegre Country Club. Mais de 100 atletas participaram do torneio.

No primeiro dia (sábado), o talento do paranaense Eduardo Pesenti (PR) e do paulista Rogério Bernardo entrou em ação e eles fecharam a rodada dividindo a linha de frente com 67 tacadas gross.

O gaúcho Daniel Dias, com 69 gross, fechou na segunda posição. O paulista Eduardo Kim e o paranaense Daniel Stapff dividiam a terceira posição com 70 gross.

Entre as mulheres da scratch, a liderança embolou com a gaúcha Bruna Spengler e a paulista Cecília Kleinert. Ambas terminaram a rodada com 77 tacadas.

Em terceiro lugar aparecia a paranaense Isadora Stapff, com 79.

Na rodada de domingo, Bernardo mostrou que não estava para brincadeiras. Ele assumiu a liderança isolada da scratch jogando 70 tacadas no dia, 137 na soma. Dias, por sua vez, jogou 70 para somar 139 e fechar na segunda posição. Pesenti jogou 71 para somar 141 e fechar na terceira.

No feminino, Cecília jogou 73 no dia e passou a dominar os jogos da scratch com 150 tacadas na soma. Isadora fechou a rodada em segundo lugar, com 75 no dia, 154 na soma. Em terceiro aparecia à uruguaia Augustina Saenz que somava 157, parciais de 80-77.

A final não apresentou surpresas, uma vez que os favoritos corresponderam às expectativas. Bernardo conseguiu mais uma vitória, entre tantas outras em sua trajetória de golfista amador, jogando71 no dia para somar 208 tacadas. Em segundo lugar ficou Pesenti, com 70 no dia, 211 na soma, seguido por Dias, com 73 na rodada, 212 na soma.

A competição feminina terminou com Cecília repetindo o escore do dia anterior para vencer somando 223 tacadas. Quem mais se aproximou dela foi Isadora, que jogou 74 no dia para fechar com 228 na soma. Em terceiro lugar, com 237 na soma ficou Bruna (81-79).

O Aberto Sul-Brasileiro de Golfe pontuou para o ranking brasileiro e para o ranking mundial do R&A.


Ochoa termina em segundo

Morelia (México) – Com um total de 12,84 pontos no ranking mundial, a mexicana Lorena Ochoa (25 anos) desbancou a sueca Annika Sorenstam do posto de número 1 do planeta. Feliz da vida, Ochoa diz estar motivada para seguir jogando bem.

Segundo ela, a meta é estar nessa posição por muitos anos. O primeiro torneio da mexicana como a melhor do planeta, o Corona Morelia Championship, ocorreu entre quinta-feira (26) e domingo (29), no Tres Marías Residential Golf Club, localizado a 282 quilômetros de Guadalajara, cidade natal de Ochoa. A rodada de abertura foi marcada por muito vento, o que não impediu o comparecimento de uma multidão de fãs de

Ochoa, que a acompanhou tacada a tacada. Apesar disso, Ochoa se sentia tranqüila por jogar em seu país. Durante a partida, ela fez dois eagles, dois birdies e quatro bogeys para fechar com 68 tacadas, cinco abaixo do par e uma de desvantagem em relação à Stacy Prammanasudh (67), que fechou na liderança parcial. "Foi um dia de altos e baixos", analisou Ochoa. A sul-coreana Na On Min também fechou em segundo com 68.

O segundo dia de disputa foi desastroso para Ochoa. Ela fechou a rodada com 74 tacadas, uma acima do par, para literalmente despencar para a 16.º posição, com 142 tacadas na soma, mesmo escore de outras quatro jogadoras. Para se ter uma idéia de como foi a rodada para Ochoa, no buraco um ela embocou para birdie, mas no buraco três complicou-se com um bogey.

Na segunda volta, ela fez birdie no buraco 10 e bogey nos buracos 11 e 12. Já no buraco 14 ela fez birdie. Mesmo não estando no seu melhor dia, Ochoa ainda tinha boas chances de chegar lá. Três jogadoras, a brasileira Ângela Park (72-65), Yu Ping Lin (72-65) e Silvia Cavalleri (69-68) dividiam a linha de frente somando 137 tacadas.

No sábado, Ochoa conseguiu se recuperar de forma espetacular. Ela jogou 64 tacadas na rodada para assumir a ponta. Dividiam a liderança com Ochoa, a paraguaia Julieta Granada (71-68-69) e a italiana Cavallieri (69).

Todas elas com 206 tacadas na soma, treze abaixo do par. Na quarta posição, com 207, apareciam Pat Hurst (70-69-68) e Min (72-67). A brasileira Ângela Park (73) e outras seis jogadoras fecharam em sexto lugar, somando 210. Para a última rodada, Ochoa antecipou que planeja um jogo mais tático. "Amanhã é um dia diferente, simplesmente vou jogar de forma um pouco mais inteligente", confessou a mexicana.

A última rodada, domingo, terminou com a italiana Cavalleri sagrando-se campeã do Morelia Championship. Ela jogou 66 tacadas no dia para somar 272 no total. Apesar de toda a sua disposição, Ochoa (68) terminou a competição dividindo o segundo lugar com Granada (68). Ambas somando 274 (-18). Em quarto lugar ficou Hurst, com (-15).


Texas (EUA) – O norte-americano Sean OHair, com 65 tacadas, cinco abaixo do par do campo, liderou a rodada de abertura do EDS Byron Nelson Championship, quinta-feira (26) no TPC at Four Seasons. Brett Wetterich e Anders Hansen dividiam a segunda posição com 66 tacadas cada um.

Na sexta-feira (27) quem assumiu a ponta foi o inglês Luck Donald, somando 133 (67-66). Na cola dele estavam OHair (69), Wetterich (68) e Fredrik Jacobson (67-67). Todos eles com 134 na soma.

Donald manteve-se na linha de frente, após a rodada de sábado. Ele jogou 67 no dia para somar 200 tacadas. Em segundo lugar estava Scott Verplank, somando 201 (67-68-66), e em terceiro, Michael Allen somando 202 (69-69-64).

O domingo foi de festa para Verplank, que conseguiu repetir o escore do dia anterior (66) para levar o título com 267 tacadas na soma. Na cola dele ficou Donald (68), que somou 268, duas tacadas de vantagem sobre quatro jogadores, inclusive Phil Mickelson (69-70-66-65), que terminaram somando 270.


Strokes

* Circuito ganha reforço – Três novos campos de golfe foram incluídos no calendário do badalado Circuito Conheça o Brasil Jogando Golfe: VistaVerde (Araçariguama – SP, Damha Golf Club (São Carlos – SP, e Iberostar (Praia do Forte – BA).

A primeira das 11 etapas do circuito desta temporada ocorre entre os dias 19 e 20 deste mês, no VistaVerde Golf Club. As demais ocorrem: de 1.º a 3 de junho, no Transamérica Ilha de Comandatuba (BA); de 29 de junho a 1.º de julho, no Plaza Itapema Resort & Spa (SC); de 20 a 22 de julho, no Bourbon Iguassu Golf Clube & Resort (PR); de 15 a 19 de agosto, no Terravista Golf Course (BA); de 31 de agosto a 2 de setembro, no Aguativa Golf Resort (PR); de 14 a 16 de setembro, no Hotel do Frade & Golf Resort (RJ); de 5 a 7 de outubro, no Iberostar (BA); de 9 a 11 de novembro, no Damha Golf Club (SP); de 23 a 26 de novembro, no Búzios Golf Club (RJ); e de 7 a 9 de dezembro, no Costa do Sauípe Golf Links (BA).


* Garotada em campo – O 2.º Torneio Nacional de Menores e Menores de 15 anos, que terminou domingo no Tandil Golf Club, teve como campeão, na categoria Menores de 15 anos, Jorge Fernandez Valdez, com 153 tacadas, parciais de 79-74. O único representante brasileiro na competição foi o paranaense Uri Bogoslavsky (89-83), que ficou em 21.º lugar empatado com o argentino Francisco Cebollero (86-86) por 272 tacadas. Entre as garotas, a campeã foi Victoria Tanco, com 147 na soma, parciais de 76-71.

Na categoria Menores, quem se deu bem foi Armando Zarlengo, que terminou somando 141 tacadas, parciais de 73-68. No feminino, o título ficou para Maria Victoria Villanueva, com 154 na soma, parciais de 77-77.


* Ponta Grossa (PR) - De 25 a 27 de maio, no Ponta Grossa Golf Club, realiza-se o 6.º Campeonato Aberto da Federação Paranaense de Golfe. A modalidade de jogo será stroke play em 54 buracos para atletas da scratch (masculino/feminino). Atletas das demais categorias disputam em 36 buracos.


* Torneio do bem – Ganhou data e local o torneio de golfe em prol da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia: domingo (6), no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais.


* Madri (ESP) – O sul-africano Charl Schwartzel, com 272 tacadas, parciais de 69-68- 68-67, sagrou-se campeão do Aberto da Espanha. Além do título, Schwartzel faturou um prêmio de 2 milhões de euros. A competição terminou domingo (29), após quatro dias de disputa, no Central Nacional de Golf Course.


* Caracas (VEN)O Aberto de Golfe da Venezuela dará a largada, quinta-feira (3), numa série de três torneios correspondentes ao Tour de las Américas (TLA), que serão disputados neste mês, no Valle Arribe Golf Club Course. Participam do torneio cerca de 120 jogadores de países como Argentina, Brasil, Paraguai, Colômbia, México, Uruguai, Chile, Guatemala, Honduras, Estados Unidos, Equador, El Salvador, França e Venezuela.


Virgínia Salomão, jornalista,
é colunista
do golfe há 15 anos.
Primeira mulher
especializada no esporte no Brasil,
é também pioneira
na  divulgação semanal dessa
modalidade no país.

 
Empresa especializada em golfe. Mais de 20 anos no mercado
Clique aqui e conheça
SIMON PRESS
Assessoria de Comunicação em
esporte, saúde, empresas, eventos. Revistas, catálogos e sites.
 Minigolfe
Locação e eventos
(11) 2280-4962
 Consultoria
Palestras em escolas e empresas (11) 2280-4962
 LEI DO INCENTIVO
Projetos e Gestão - Simon Comunicação
(11) 2280-4962
Anuncie em Golfexpress
(11) 2280-4962