[ Opinião > Virginia Salomão ]

Gente experiente
6/11/2007 - 12h28
Virgínia Salomão
Fotos de Virgínia Salomão  

                        

A Associação Brasileira de Golf Senior (ABGS), regional PR/SC, promoveu dias 26 e 27 de outubro, no campo de 18 buracos, par 72, do Clube Curitibano, em Quatro Barras, o Campeonato Golf Senior do Paraná.
 
A modalidade de jogo foi stroke play, em 36 buracos (18 por dia), no sistema shot gun, com saída às 13 horas. Estiveram em ação atletas das categorias pré-sênior, sênior e damas.
 
Quem fizesse o hole in one levava para casa uma moto, mas ninguém conseguiu a façanha. Segundo o empresário Denir Guandalini (foto), diretor da ABGS, regional  PR-SC, e organizador do campeonato, o objetivo do evento foi congregar todos os clubes sob sua jurisdição.
 
"Para nossa alegria, nesta edição também pudemos contar com golfistas de outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Su", disse Guandalini, que complementou: "Fizemos o torneio no campo de golfe do Clube Curitibano por ser considerado um dos melhores do Brasil. E isso se deve ao excelente trabalho desenvolvido pela atual diretoria, que não poupou esforços para deixar o campo em perfeitas condições".
 
Na categoria sênior dos jogos masculinos, o campeão scratch foi Luiz Renato Krause, com 158 tacadas, seguido por Paulo Kokubo, com 162.
 
Na pré-sênior, cat. 0/36, Argemiro Gomes levou a melhor com 139 tacadas. Entre as mulheres, a campeã scratch foi Tereza Baek, com 166 gross.
 
Paulo Kokubo, Luiz Renato Krause, Tereza Baek e Nelson Luis SlavieroO golfe sênior surgiu no Brasil em 1976, idealizado pelo gaúcho Ary Herzog (in memoriam), que presidiu a Associação durante alguns anos.
 
O atual presidente é Paulo Coelho, que tem a auxiliá-lo no comando da ABGS, cinco diretores regionais, os quais trabalham ativamente para o desenvolvimento da modalidade.                             
 
O Campeonato Sênior do Paraná contou com o patrocínio da Companhia de Automóveis Slaviero e apoio do Clube Curitibano, é claro!
 
De vento em popa
 
O golfe feminino do Clube Curitibano, considerado um dos mais badalados do Brasil, vem se superando nesta temporada. Tanto assim, que após o sucesso da Taça Amizade, as atletas da casa voltaram a campo ao lado de algumas convidadas para prestigiar a taça que levou o nome do trio formado por Cassiana Stapff, Rosana Nigro Moura e Maria Helena Vian (foto). 
 
Por categoria, as vencedoras foram: 0/24 – Amélia Fujihara/Cleonice German, com 62; 25/40 – Clarissa Brik/Marisa Leal, com 59. O prêmio melhor gross ficou para a dupla composta por Luciana Oliveira e Luciene Ceccatto, com 75 tacadas.

 Strokes
 
* Entra e sai - O capitão de golfe do Clube Curitibano, Luiz Alceu Ferreira (foto à esq.) , um entusiasta do esporte, se prepara para em breve assumir a diretoria de golfe do clube, que atualmente é ocupada por Nelson Slaviero. Na foto com Ferreira estão Luis Fernando Loureiro (ao centro), que assumirá a capitania do clube, e Luiz Alberto Gomes Jr.
* Em  Porto Alegre (RS) – A equipe do Rio Grande do Sul, integrada  pelos jogadores Octávio Villar, Emilio Nobile Filho, Daniel Dias, Paulo Davis, Felipe Lessa e o capitão Roberto Davis Jr., com 5 pontos grandes, levou o título masculino do 12.º Interfederações Adulto. Os paulistas fecharam em segundo lugar, com 4 pontos. O Paraná não conseguiu manter o título conquistado no ano passado e terminou em terceiro, com 2 pontos.
Nos jogos femininos, as equipes de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná terminaram a competição empatadas por 4 pontos grandes. No desempate, o Paraná, com 2 pontos pequenos, levou a melhor. A equipe vencedora foi integrada por Patrícia Carvalho e Geandra Zimmer, tendo Gilmar Carvalho como capitão.
Os jogos do Interfederações Adulto ocorreram recentemente no Belém Novo Country Club.
* Tudo pronto - Fim de semana, no Santa Mônica Clube de Campo, ocorre o 4.º Campeonato Aberto de Golfe do clube. Um Pro-Am (torneio entre equipes formadas por um profissional e três amadores), na sexta-feira (9), dará a largada na programação.
* Em terras estrangeiras – Termina domingo (11), no Quito Tenis Y Golf Club, em Quito, no Equador, o 21.º Sul-Americano Pré-Juvenil. Nos jogos masculinos, o time que representa o Brasil é formado por Henrique Rocha Pomba (PR), Thomas Montovanini (SP) e Bernardo Willemsen (RS). O capitão da equipe é Luiz Felipe Miyamura. No feminino, a equipe brasileira conta com  Ana Gabriela Ramirez (PR), Clara Teixeira (RJ) e Márcia Ono (SP). A capitã é Cida Palmberg, diretora juvenil da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).
Na Bahia – Somando 293 tacadas, parciais de 73-73-74-74, o profissional paraguaio Raul Fretes sagrou-se campeão  do 1.º Torneio Aberto Terravista Mercedes-Benz, disputado de 30 de outubro a 2 de novembro, na Costa do Descobrimento, no litoral sul da Bahia. Nos jogos individuais, index até 14, o campeão foi Carlos Vilella, em segundo lugar ficou Bruno Tariant. Na cat. hcp index 14.1 até 25.0, os premiados foram Arthur Costa e Silva e Guillermo Piernes. Na cat. hcp index 25.1 até 32.9, os premiados foram Fernando Vieira e Honório Barreto. No feminino, index até 32, Edna Ogawa e Cristina Rosel foram as jogadoras premiadas.
O time integrado pelo profissional João Corteiz e os amadores Guillermo Piernes e Jose Edson da Silva, com 12 tacadas abaixo do par, foi o vencedor  do Pro-Am.
 * Cingapura –  A tranqüilidade em campo, na final do Aberto de Cingapura, foi decisiva para o argentino Angel Cabrera faturar o seu quarto título na temporada com 276 tacadas, apenas uma de vantagem sobre  o fijiano Fijay Singh (277), que teve de se contentar com o segundo lugar. A competição encerrou-se domingo (4), no Sentosa Golf Club.
* Caddies na ativa – Com o objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento entre as golfistas e seus caddies, a capitania feminina de golfe do Clube Curitibano promove amanhã (quarta-feira), no green de Quatro Barras, mais uma edição da tradicional Taça de Caddie. A modalidade de jogo será Duplas Canadian (uma jogadora e um caddie), com a largada prevista para às 11 horas. Após o jogo os participantes confraternizam saboreando churrasco.

Virgínia Salomão, jornalista,
é colunista
do golfe há 16 anos.
Primeira mulher
especializada no esporte no Brasil,
é também pioneira
na  divulgação semanal dessa
modalidade no país.

 
Empresa especializada em golfe. Mais de 20 anos no mercado
Clique aqui e conheça
SIMON PRESS
Assessoria de Comunicação em
esporte, saúde, empresas, eventos. Revistas, catálogos e sites.
 Minigolfe
Locação e eventos
(11) 2280-4962
 Consultoria
Palestras em escolas e empresas (11) 2280-4962
 LEI DO INCENTIVO
Projetos e Gestão - Simon Comunicação
(11) 2280-4962
Anuncie em Golfexpress
(11) 2280-4962