[ Opinião > Virginia Salomão ]

Torneio Daniel Zanatta
21/11/2007 - 8h15
Fotos de Virgínia Salomão   

                    
Pelo quarto ano consecutivo, o Clube Curitibano Golfe, em Quatro Barras, será palco de um torneio em homenagem a Daniel Zanatta (em memória), idealizado pelo casal Williams e Myrle Zanatta (foto), os pais do homenageado.
 
A competição, na modalidade stroke play, em 36 buracos (18 por dia), está marcada para dezembro, mais precisamente dias 1.º e 2.
 
Na competição masculina estarão em ação jogadores das categorias scratch, 0/9, 10/15, 16/24 e 25/36.
 
Já na feminina, estão estabelecidas as seguintes categorias: scratch, 0/20, 21/30 e 31/40. O troféu para o campeão gross (masculino/feminino), confeccionado pelo mestre Kenji Fukuda, é de posse transitória.
 
Vale destacar que, em função do objetivo do torneio, em todas as suas edições o número de inscritos superou as expectativas. Na deste ano não será diferente. De acordo com os organizadores, são esperados mais de 140 jogadores.
 
A programação social do torneio terá inicio no sábado, logos após o término do jogo, quando os atletas serão recepcionados, no Bar do Golfe, com champanhe da melhor safra.
 
No domingo, a badalação ficará por conta de um coquetel de confraternização seguido da cerimônia de entrega dos prêmios.
 
Os campeões de 2006 do Torneio Daniel Zanatta foram: Enzo Miyamura (melhor gross masculino), José Fernando Macedo (melhor net masculino), Patrícia Carvalho(melhor gross feminino) e Tereza Baek (melhor net feminino).
 
Na competição de quadras, o melhor resultado gross foi obtido pelo quarteto formado por Patrícia Carvalho, Gabriel Carvalho, Enzo Miyamura e Luiz Felipe Miyamura (foto).
 
Já o melhor resultado net foi o do quarteto integrado por  José Fernando Macedo, Aroldo Fedato Júnior, Rodrigo Macedo e Eduardo Santos.
 
As inscrições par o 4.º Torneio Daniel Zanatta poderão ser feitas até o dia 30, na Secretaria de Golfe do Clube Curitibano. Mais informações pelo fone (41) 3672-1474.
 
Imperdível
 
É grande a expectativa em torno do LG Vivo PGA Championship 2007, que ocorre no Clube de Campo São Paulo. Até porque, além de reunir os melhores profissionais de golfe do Brasil e dos demais países da América Latina, a competição distribuirá R$ 270 mil de prêmios, sendo que o campeão levará R$ 62 mil.
 
Hoje (21), às 10 horas,  haverá uma coletiva de imprensa. Na seqüência haverá uma clínica de golfe para jornalistas e celebridades; e um mini-torneio de golfe, também para jornalistas e celebridades. Às 12 horas, ocorre o Pro-Am (torneio entre equipes formadas por um profissional e, no caso, quatro amadores).
 
À noite realiza-se a festa de abertura do torneio, tendo como convidada de honra a golfista Ângela Park (revelação do circuito profissional LPGA), que virá ao Brasil especialmente para participar do evento.
 
Em conseqüência do mau tempo, os organizadores e promotores do evento foram obrigados a transferir, desta semana para dezembro, a competição para profissionais. A largada será no dia 6 (quinta-feira), prosseguindo até o dia 9 (domingo).
 
Um torneio amador, para convidados, movimentará a manhã de domingo. Na tarde deste mesmo dia, por volta das 16 horas, realiza-se a cerimônia de premiação.
 
O LG Vivo PGA Championship conta com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), Federação Paulista de Golfe, Fast Shop, TAM Viagens, Sol Meliá, Bacardi, Golf & Turismo e Golf Walk. O  patrocínio é da LG Electronics e da Vivo. A organização geral está a cargo da Golf&Cia. Já a técnica, da PGA do Brasil.
 
Dia de glória para Lorena Ochoa
 
Flórida (EUA) – A largada do ADT Championship, último torneio oficial da temporada da LPGA, ocorreu quinta-feira, no campo de West Palm Beach, de par 72 e 6.523 jardas.
 
A competição  prosseguiu até domingo, reunindo as 32 melhores golfistas do mundo, que lutavam pelo título e o cobiçado prêmio de um milhão de dólares.
 
A mexicana Lorena Ochoa (número um do mundo), campeã do ano passado, fechou a rodada de estréia em sétimo lugar, com (-2). Na linha de frente estavam Mi Hyun Kim e Christina Kim. Ambas com 67 tacadas (-5).
 
Duas jogadoras dividiam a terceira posição, com (-4): Paula Creamer, que na semana anterior faturou o título do Tournament of Champions, e Juli Inkster.
 
Mi Hyun assumiu a liderança isolada após 36 buracos disputados. Ela jogou 70 tacadas, duas abaixo do par, para somar 137, uma de vantagem sobre Morgan Pressel (73-65) e Christina (71).
 
Lorena chegou a liderar boa parte da rodada, mas perdeu o domínio colocando duas bolas na água no buraco 17 para fazer quádruplo bogey e fechar a partida em quarto lugar. A brasileira Ângela Park, a sueca Annika Sorenstam e a coreana Se Ri Pak não conseguiram passar o corte efetuado após esta rodada.
 
Apenas 16 jogadoras (as que passaram o corte) entraram em campo no sábado. Apesar de todo nervosismo e da pressão, provocados principalmente pelo espetacular prêmio, algumas delas conseguiram esbanjar competência para superar obstáculos como os buracos de par 4, difíceis de serem fechados no par, e o vento, que não dava trégua. Mas, nada disso intimidou as atletas  Lorena e Paula, que jogaram 66 (-6) na rodada para dividir a liderança isolada do ADT Championship.
 
Na terceira posição, jogando 68 (-4) estava Karrie Web, seguida por Cristie Kerr, com 69 (-3).
Apenas oito jogadoras disputaram a final no domingo. Lorena, a grande favorita ao título, não decepcionou a torcida.
 
Ela garantiu o primeiro lugar jogando 68 (-4). De quebra, Lorena levou um cheque de um milhão de dólares, engordando ainda mais sua conta bancária. Este foi o oitavo título conquistado pela mexicana na temporada. Em segundo lugar ficou Natalie Gulbis, que no dia jogou 69 (-3).
 
México – Cerca de 100 jogadores participam sexta-feira (23), no Clube de Golfe La Hacienda, de mais uma edição do Torneio Toshiba – UNETE, que tem como objetivo arrecadar verba para equipar com computadores as escolas primárias e secundárias públicas da República do México. A organização do evento está a cargo, desde 2003, da UNETE (União de Empresários para a Tecnologia na Educação A.C. e da empresa Toshiba do México.
 
Em seus oito anos de existência, a UNETE já equipou com computadores e Internet mais de 3.866 escolas, beneficiando mais de um milhão de alunos.
 
Hong Kong – O espanhol Miguel Ángel Jiménez, com 265 tacadas, parciais de 65-67-66-67, faturou no domingo (18) o título do Hong Kong Open, disputado em 72 buracos no campo do Hong Kong Golf Club, de par 70 e 6.703 jardas.
 
Miyazaki (Japão) – Após o segundo dia de disputa do Dunlop Phoenix, sexta-feira (16), no Phoenix Country Club, de par 70 e 6.919 jardas, o placar mostrava o irlandês Padraig Harrington (68-65) e o inglês Ian Poulter (65-68) na linha de frente somando 133 tacadas. Na cola deles estavam Mikko Ilonon (69-65), Shingo Katayama (67-67) e Daisuke Maruyama (67-67).
 
O inglês Poulter, com 67 tacadas, assumiu a liderança isolada do torneio no sábado somando 200 (-10). Duas tacadas atrás dele (202) estava seu compatriota Luke Donald, que também jogou 67 no dia.
Valendo-se da confiança com que estava batendo na bola, Poulter não desperdiçou nenhuma chance na rodada decisiva. Batalhou tanto, que acabou chegando lá. Ele jogou 69 tacadas no dia para vencer o torneio somando 269 (-11), três de vantagem sobre o espanhol Gonzalo Fdez-Castano (272), que terminou em segundo lugar.
 
Strokes
 
* Sucesso à vista - Luis Fernando Loureiro (foto) é o novo capitão de Golfe do Clube Curitibano. Assumiu cheio de adrenalina. A capitã permanece a mesma, ou seja, Mônica Slaviero.
 
* Médicos golfistas - Com 77 tacadas, Fabrício Greca Brun sagrou-se campeão geral do 32.º Torneio Paranaense de Médicos Golfistas e 35.º Torneio Brasileiro de Médicos Golfistas, disputado terça-feira passada (13) no Graciosa Country Club. Na competição feminina, categoria até 36, Mirian Joice Gianello levou a melhor.
 
* Uma boa pedida -  De 23 a 25 deste mês, em Ponta Grossa (PR) realiza-se o 19.º Aberto do Ponta Grossa Golf Clube – 1.º Agrograss Open de Golf.
 
* No Rio de Janeiro – Atletas dos principais clubes de golfe do Brasil participam de 30 deste mês a 2 de dezembro, no Itanhangá Golf Club (RJ), da quinta etapa da Copa dos Campeões (Campeonato de Handicap).
 
* São Carlos (SP) – O Damha Golf Club comemora um ano de existência promovendo de 22 a 24 deste mês o 1.º Aberto de Golfe do clube, válido para o ranking paulista adulto masculino/feminino com handicap index. O patrocínio máster é do Banco Real ABN Amro.

Virgínia Salomão, jornalista,
é colunista
do golfe há 16 anos.
Primeira mulher
especializada no esporte no Brasil,
é também pioneira
na  divulgação semanal dessa
modalidade no país.

 
Empresa especializada em golfe. Mais de 20 anos no mercado
Clique aqui e conheça
SIMON PRESS
Assessoria de Comunicação em
esporte, saúde, empresas, eventos. Revistas, catálogos e sites.
 Minigolfe
Locação e eventos
(11) 2280-4962
 Consultoria
Palestras em escolas e empresas (11) 2280-4962
 LEI DO INCENTIVO
Projetos e Gestão - Simon Comunicação
(11) 2280-4962
Anuncie em Golfexpress
(11) 2280-4962