[ Opinião > Virginia Salomão ]

Mulheres dão a largada
27/2/2008 - 14h33
Virgínia Salomão
Fotos de Virgínia Salomão  

              

Atletas dos principais clubes de golfe do Paraná e Santa Catarina participam amanhã (quinta-feira), no Ponta Grossa Golfe Clube, em Ponta Grossa (PR) da  Taça Amizade, um torneio criado com o objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento entre as participantes, motivo pelo qual reúne sempre um grande número de jogadoras. Entre as inscritas nesta primeira edição, nomes tradicionais do golfe paranaense como Kazue Nakae (foto), Diva Mercer, Eliana Adler (capitã do Curitibano).

 
Gama e Sisto sagram-se campeões
 
De sexta-feira (22) a domingo (24), no Gávea Golf & Country Club (RJ), realizou-se a segunda etapa do Tour Nacional de Golfe Juvenil, reunindo os melhores jogadores da categoria.
 
A rodada de abertura fechou com o paulista Luis Gama (foto) na liderança, com 69 tacadas gross, parciais de 36-33. Atrás dele estava o carioca Felipe Navarro, com 70. Em seguida, apareciam empatados, por 71 tacadas, o paranaense Fabrício Brun e o carioca Bernardo Willemsens.
 
Entre as garotas, a argentina Melani Sisto disparou na frente com 70 tacadas, dez de vantagem sobre Karina Palmberg (80), a segunda colocada, e a paranaense Larissa Rocha Pombo (80), a terceira.
 
A também paranaense Gabriela Ramirez, a campeã da primeira etapa do tour, fechou em sétimo lugar, com 85 tacadas.
 
No segundo dia de disputa, o carioca Gama continuou sendo o melhor. Ele jogou 67 tacadas, para somar 136 e permanecer na liderança isolada do tour. Em segundo lugar estava Willemsens, que jogou 68 no dia para somar 139 tacadas, contra 142 (72-70) do argentino Ary Rodriguez, o terceiro colocado, até então.
 
No feminino, Melani continuou dominando. Ela jogou 76 tacadas no dia, para fechar com 146 na soma. Karina jogou 72 para fechar em segundo lugar, somando 152. Gabriela fechou em terceiro, somando 163 tacadas.
 
A rodada final não apresentou surpresas. No masculino, Luis, segundo colocado do ranking nacional juvenil, confirmou o favoritismo e venceu a competição jogando 71 na rodada, para terminar com 207 no total. Durante a partida ele fez dois birdies na primeira volta, mas no buraco 10 fez um duplo bogey.
 
A recuperação veio nos buracos 12 e 13, onde fez birdies. Nos buracos 15, 16 e 17 ele marcou bogeys. Atrás dele ficou o argentino Ary, com 209 na soma, seguido por Rafael Becker, com 215 no total. O paranaense Stapff terminou em quarto lugar, somando 206.
 
Na competição feminina, a argentina Melani saiu na frente e não deu chances para ninguém. Ela jogou 71 no dia para vencer somando 217 tacadas. Em segundo lugar ficou Karina, que jogou 76 para somar 228. As paranaenses Gabriela (241) e Larissa (245) terminaram em quarto e quinto lugares, respectivamente.
 
O Tour Nacional de Golfe Juvenil ainda terá etapas em Ponta Grossa (PR), de 16 a 18 de maio; e Porto Alegre (RS), de 19 a 21 de setembro.

 
Imin Golfe 100 Brasil-Japão
 
O centenário da imigração japonesa no Brasil será comemorado em grande estilo no país. No Paraná, o esporte ganhará destaque com um megatorneio de golfe denominado Imin Golfe 100 Brasil-Japão, nos dias 25 e 26 de abril.
 
Mais de 500 jogadores brasileiros, argentinos e paraguaios deverão participar do torneio, que ocorrerá de forma simultânea em quatro campos de golfe de Curitiba: Clube Curitibano (foto), Graciosa Country Club, Las Palmas Golf & Country Club e Alphaville Graciosa Clube.
 
A organização do evento está a cargo dos golfistas nikkeis e da Federação Paranaense de Golfe (FPG), com apoio total da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).
 
No Japão o golfe se firmou como um esporte popular. Cerca de dez milhões de japoneses praticam a modalidade e alguns dos 1.400 profissionais do país são nomes expressivos no cenário nacional.

 
Internacionais
 
1) Brasileiro fez bonito - O profissional gaúcho Adilson da Silva, 418.º colocado do ranking mundial, ficou em sexto lugar, no PGA Championship, do Sunshine Tour, com dez tacadas abaixo do par, jogando voltas de 70-70-70-68. O título do torneio ficou para Louis Oothuizen, com (-28), parciais de 66-63-66-65.
 
A competição terminou domingo (24), após quatro dias de disputa  no campo do Country Club de Johannesburg (AFS).

 
2) Kapolei (HAV) – A sul-coreana Jeong Jang, vencedora do Aberto Britânico de 2008, se deu bem na rodada de abertura do Fields Open, quinta-feira (21), e fechou na liderança com 64 tacadas, oito abaixo do par do campo Ko Olina Resort.
 
No decorrer da partida Jong fez nove birdies, quatro consecutivos. Na segunda posição aparecia a norte-americana Paula Creamer, com 66. A sueca Annika Sorenstam, a número 2 do mundo, fechou em 31.º lugar, com 70 tacadas (-2).
 
A brasileira Ângela Park, por sua vez, terminou o dia em 16.º lugar, empatada com 14 jogadoras por 69  tacadas (-3). Sua compatriota Maria Cândida Hannemann aparecia empatada em  14.º, por 71 tacadas.
 
A asiática Jeong manteve-se na linha de frente após a rodada de sexta-feira. Ela jogou 68 (-4) tacadas, para somar 132, uma de vantagem sobre sua compatriota Song-Hee Kim, que teve a melhor atuação entre todas as participantes, com 64 (-8).
 
As brasileira suaram à camisa e conseguiram passar o corte. Maria Cândida fechou em 50.º lugar, com 72, 143 na soma. Ângela jogou 75, para somar 144 e fechar em 63.º lugar. A sueca Annika jogou 66 no dia, 136 na soma, para fechar em quinto lugar empatada com mais três jogadoras.
 
No sábado, último dia de competição, a californiana Paula conseguiu superar a sul-coreana Jang (que dominou as duas rodadas anteriores), para ficar com o título. Ela jogou 66 no dia, para terminar com 200 tacadas no total, uma de vantagem sobre Jang, que jogou 69 na rodada.
 
Em terceiro lugar ficou a inglesa Lindsey Wright, com 202, contra 204 de Sorenstam, que no dia jogou 68. Entre as duas brasileiras, a mais bem classificada foi Ângela, que terminou em 26.º lugar. Ela jogou 67 na rodada, para somar 211. Maria Cândida teve de se contentar com o 45.º lugar. Ela jogou 70 na rodada para terminar com 213 tacadas no total.

 
3) Cingapura (CIN)– As melhores jogadoras do mundo participam de amanhã (quinta-feira) a domingo (2 de março), no campo do Tanah Merah Country Club, de par 72 e 6.547 jardas, do HSBC Women´s Championship, com premiação de US$ 2 milhões. Entre as feras, destaque para a mexicana Lorena Ochoa, a número 1 do planeta, que fará sua estréia oficial na temporada 2008.

              
Strokes
 
* A Confederação Brasileira de Golfe (CBG) anunciou na semana passada, no encerramento do Tour Nacional de Golfe Juvenil, o nome dos atletas que representarão o país no Sul-Americano Juvenil, que ocorre de 10 a 15 de março, na Colômbia. A equipe masculina contará com os paulistas Luis Gama e Giordano Junqueira (SP), e o carioca Felipe Navarro (RJ). Já o time feminino será integrado pela paulista Karina Palmberg e as paranaenses Larissa Rocha Pombo (foto) e Gabriela Ramirez.

 
* O 2.º Encontro de Greenkeepers do Paraná e Santa Catarina será no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais.
 
A programação começa na quinta-feira (29), com diversas palestras sobre as novidades da área (conservação de gramados de golfe, tanto em maquinário como em técnicas de adubação e pulverização), e prossegue até o dia seguinte, quando os participantes terão a oportunidade de visitar os campos de Curitiba e região metropolitana.
 
Entre os palestrantes estão Julio Alberto Macchi, Daniel Tapia e Julio Aquino (Clube Curitibano).
 
Comente essa coluna clicando no e-mail redacao@golfexpress.com.br

                 
 
Virgínia Salomão, jornalista,
é colunista
do golfe há 16 anos.
Primeira mulher
especializada no esporte no Brasil,
é também pioneira
na  divulgação semanal dessa
modalidade no país.
 
Empresa especializada em golfe. Mais de 20 anos no mercado
Clique aqui e conheça
SIMON PRESS
Assessoria de Comunicação em
esporte, saúde, empresas, eventos. Revistas, catálogos e sites.
 Minigolfe
Locação e eventos
(11) 2280-4962
 Consultoria
Palestras em escolas e empresas (11) 2280-4962
 LEI DO INCENTIVO
Projetos e Gestão - Simon Comunicação
(11) 2280-4962
Anuncie em Golfexpress
(11) 2280-4962