[ Opinião > Virginia Salomão ]

Competir ganhou prioridade
8/4/2008 - 10h20
Virgínia Salomão
Fotos de Virgínia Salomão/Divulgação  

A Taça Amizade, antes denominada Interclubes, foi instituída em 1982 com o objetivo de reforçar os laços de amizade entre as atletas dos principais clubes filiados à Federação Paranaense de Golfe (FPG).

Há dois anos, a competição está de cara nova: se tornou bem mais competitiva. O principal motivo é que as primeiras colocadas de cada uma das categorias estabelecidas na competição passaram a pontuar para o Torneio Caras.

"Na última edição da Taça Amizade, as atletas que mais pontuaram durante o ano participam do Caras. Já as segundas colocadas ganham de prêmio estadia no Hotel Resort Casino Yacht y Golf Club Paraguayo, em Assunção, no Paraguai", explica Fanny Luhm, vice-presidente da recém-criada Comissão da Taça Amizade.

No fim de março foi a vez do Clube Curitibano, em Quatro Barras, abrigar a Taça Amizade. Mais de 70 jogadoras prestigiaram o torneio, que nessa sua segunda etapa teve caráter beneficente: uma parte da verba arrecadada com as inscrições foi repassada à Casa da Criança Francisco de Assis, que atende mais de 80 crianças, com idade entre 5 e 10 anos.

As modalidades de disputa foram stroke play e stableford, no sistema shot gun, com saída às 10 horas. Os jogos transcorreram de forma tranqüila, sem novidades. Logo após o término da competição, as atletas participaram de um torneio de putter.

Por volta das 15 horas houve um almoço nas dependências do clube seguido da cerimônia de premiação.

As vencedoras, em suas respectivas categorias, foram Tereza Baek (à dir.), scratch, com 84; Roselaine Catarino (à esq.), 0/20, com 73; Diva Mercer, 21/30, com 71; Elise Silva, 31/40, com 39. Também receberam prêmios Ioshiko Igarashi, Super-Sênior (acima de 70 anos); Yonne Ninno Leite, Near Pin buraco 18; Adriana Toledo, Longest Drive buraco 2; e Maria Lúcia Gomes, Melhor Putter.


Brasileira brilha no exterior

A paranaense Isadora Stapff (foto), que atualmente joga pela Barry University, da Flórida, conquistou recentemente o primeiro lugar individual no NSU Spring Classic de golfe. Ela terminou as duas rodadas da competição empatada com Marianne Andersson. No desempate Isadora saiu vencedora. Cinco jogadoras representaram a Barry University, entre as quais a paranaense.

Precisamente 11 instituições de ensino participaram da competição. A de Isadora conquistou o terceiro lugar.


Em terras vermelhas

Cornélio Procópio (PR) – O Aguativa Golf Resort promove no fim de semana o 3.º Aguativa Open de Golfe, válido para o ranking paranaense.

De acordo com os organizadores e promotores do torneio, o horário de saída estará disponível a partir de depois de amanhã (quinta-feira), no site da Federação Paranaense de Golfe (
www.fprgolfe.com.br).

Para cavalheiros com handicap index até 22,1 e damas com index até 21,2, a modalidade de jogo será stroke play. Para cavalheiros com handicap index 22,2 ou mais e damas com index 21,3 ou mais, a modalidade de disputa será stableford.

O campo de golfe do Aguativa possui 9 buracos, par 70 (para 18 buracos) e 2.607 jardas. O percurso é curto, o que dá mais agilidade ao jogo, e apresenta um bom nível de dificuldade, com armadilhas, como bancas de areia e lagos, que o tornam competitivo.

Pode-se dizer, sem medo algum de pecar, que o campo atende os gostos mais exigentes. Nos greens a grama utilizada é Bermuda. Já nos fairways, roughs e tees, a grama utilizada é Esmeralda.

A programação social do torneio prevê jantar de confraternização, no sábado (12), e coquetel seguido da cerimônia de premiação, no domingo.


Internacionais

* Rancho Mirage, Califórnia (EUA) – O Dinah Shore Course do Mission Hills Country Club, não foi empecilho para a mexicana Lorena Ochoa, número 1 do mundo, se colocar na liderança isolada do Kraft Nabisco Championship (primeiro major da temporada 2008 da LPGA), após a terceira rodada. Ela, que até então, estava com parciais de 68-71, repetiu o escore do dia anterior, para somar 210 (-6), apenas uma tacada de vantagem sobre a sul-coreana Hee-Won Han (72-69-70). A brasileira Ângela Park (77-71-73) e mais três jogadoras dividiam a 42.ª posição, com 221 tacadas.

No domingo (6), confirmando a previsão, Ochoa, apesar de toda pressão, acabou despachando as adversárias, para ficar com o título. Ela jogou 67 tacadas na rodada para somar 277 no total. Esta foi a terceira vitória da mexicana na atual temporada do LPGA (circuito profissional norte-americano feminino de golfe). A sueca Annika Sorenstam e a norueguesa Suzann Pettersen terminaram dividindo a segunda posição, com 282 tacadas (-6). A brasileira Ângela Park (PR), por sua vez, ficou em 21.º lugar, com 292 (+4).


* Buenos Aires (ARG) – O finlandês Antti Ahokas cumpriu seu objetivo, ou seja, jogar bem, e sagrou-se campeão, no domingo (6), do 103.º Abierto Visa de La República, válido para o Challenge Tour e para o Tour de Las Américas. Ahokas terminou os quatro dias de competição somando 270 tacadas, três de vantagem sobre o argentino Martin Monguzzi (273), que teve de se contentar com o segundo lugar. O brasileiro mais bem posicionado no campeonato, 14.º lugar, foi Alexandre Rocha, que terminou com 278 tacadas na soma. Seu compatriota Phillipe Gasnier terminou em 43º, com 284 na soma.


Strokes

* Imperdível – Hoje (terça-feira), no green do Alphaville Graciosa Clube, realiza-se a Taça Capitania, uma competição exclusivamente feminina, que reunirá em campo atletas do clube e convidadas. A modalidade da disputa será stroke play, no sistema shot gun, com saída às 10h30. Por volta de 15 horas, durante um almoço de confraternização, haverá a cerimônia de entrega dos prêmios.


* Tacadas solidárias – Os atletas Geraldo Sermann, Argemiro Gomes Filho e Nelson Slaviero são os anfitriões do 1.º Torneio GAN, que ocorre dia 12 (sábado), no campo de golfe do Clube Curitibano, em benefício de quatro instituições: Casa da Criança Francisco de Assis, Lar Antônia, Lar o Bom Caminho e Associação de Apoio às Famílias com Hanseníase.


* Brasília (DF) – Confirmado para a segunda quinzena deste mês, mais precisamente de 19 a 21, no Clube de Golfe de Brasília, o campeonato Aberto de golfe da cidade.


* Sumaré (SP) – O fim de semana foi perfeito para o carioca Felipe Navarro, do Gávea Golf & Country Club, que fez por merecer e levou o título scratch do 44.º Campeonato Masculino do Clube de Golfe de Campinas, somando 143 tacadas, parciais de 75-68.


Virgínia Salomão, jornalista,
é colunista
do golfe há 16 anos.
Primeira mulher
especializada no esporte no Brasil,
é também pioneira
na  divulgação semanal dessa
modalidade no país.

 
Empresa especializada em golfe. Mais de 20 anos no mercado
Clique aqui e conheça
SIMON PRESS
Assessoria de Comunicação em
esporte, saúde, empresas, eventos. Revistas, catálogos e sites.
 Minigolfe
Locação e eventos
(11) 2280-4962
 Consultoria
Palestras em escolas e empresas (11) 2280-4962
 LEI DO INCENTIVO
Projetos e Gestão - Simon Comunicação
(11) 2280-4962
Anuncie em Golfexpress
(11) 2280-4962