[ Opinião > Virginia Salomão ]

Desafio à altura
14/4/2008 - 14h55
Virgínia Salomão
Fotos de Virgínia Salomão  

                        

A recém-eleita capitã de golfe do Alphaville Graciosa Clube, Cassiana Stapff (na foto ao lado de Tereza Baek, a campeã scratch, e Adriana Toledo, a vice-capitã do Alphaville Graciosa), tem motivo de sobra para se orgulhar.
 
Afinal, ela conseguiu o que atualmente se pode chamar de façanha: reunir em campo, num dia de semana (terça-feira), dezenas de jogadoras da casa e algumas convidadas, para a disputa da Taça Capitania, primeira competição feminina oficial da atual temporada, tendo Cassiana no comando.
 
E o que se viu não foi outra coisa senão entusiasmo por parte das atletas, que aproveitaram a oportunidade para demonstrar suas habilidades num campo extremamente técnico e bem cuidado, considerado um dos melhores do Brasil.
 
A largada dos jogos ocorreu às 10h30, debaixo de muito sol. A modalidade de disputa foi stroke play, no sistema shot gun. Na principal categoria, a scratch, Tereza Baek, do Clube Curitibano, foi imbatível. Ela jogou (42-41), para terminar somando 83.
 
Atrás dela ficou Olga Hieda (AGC), com 85 (41-44), seguida por Roselaine Catarino (CC) que terminou com 96 (45-51). Na cat. 16/24, a vencedora foi Monika Voswinckel (GCC), com 67 tacadas. De quebra ela levou o prêmio "near pin".
 
Quem mais se aproximou de Monika foi Gunilla Lindeströn (GCC), que jogou 70, para terminar em segundo lugar.
 
Yoshico Igarashi (AGC) ficou em terceiro, com 73. Já na 25/36, o primeiro lugar ficou para Hilda Azuma, com 68, três de vantagem sobre Cristiana Furtado (71) e Momoyo Nakama (71), segunda e terceira colocadas, respectivamente.

Após a competição, as atletas participaram de um badalado almoço, onde foi servido barreado (iguaria típica do litoral paranaense). Em seguida houve a cerimônia de entrega dos prêmios. Na ocasião foram sorteados muitos prêmios.

A Taça Capitania contou com o apoio de Baccará Alta Joalheria, Beatriz Será Presentes, There Chavez Cabeleireiros, Mega Golfe e Malagueta Pepper. 
            
Torneio GAN

No sábado (12), desde muito cedo, a movimentação foi intensa no campo de golfe do Clube Curitibano. É que lá realizou-se o  1º Torneio GAN, promovido pelos atletas Geraldo Sermann, Argemiro Gomes Filho e Nelson Slaviero (foto), em benefício de quatro instituições filantrópicas: Casa da Criança Francisco de Assis, Lar Antônia, Lar o Bom Caminho e Associação de Apoio às Famílias com Hanseníase.

Apesar do mau tempo, chuva durante todo o dia, os organizadores e promotores do torneio ficaram satisfeitos com o número de participantes. Para se ter uma idéia, ultrapassou à casa dos 100.

Os jogos foram disputados na modalidade stroke play, em 18 buracos. Na competição masculina, Rui Kozi Uchino, com 73 tacadas, dominou a scratch. José Carlos Maestrelli, com o mesmo escore do campeão, ficou em segundo lugar.

Nas demais categorias, os três primeiros colocados, respectivamente, foram: cat. 0/9 -  Nelson Slaviero, com 69 tacadas, Gilmar Carvalho, com 70, Luiz Fernando Moro, com 72; 10/15 – Airton Balabuch, com 67, Luiz Ramon Kleiber, com 68, André Fatuch, com 69; 16/24 – Antonio Carlos Pimpão, com 64, Carlos Eduardo Loures Canto, com 66,  Gláucio Fernando Filho, com 69; 25/36 – Yoshio Okamura, com 65, Fabiano Archegas, com 67, e Júlio Grott, com 70. Melhor Approach (José Carlos Galvão), Melhor Drive (Ronaldo Daminelli), Melhor Net Juvenil (Lucas Pacheco), Melhor Net Sênior (Carlos Alberto Lau), e Melhor Net Pré-Sênior (Renato Volpi Júnior).

Entre as mulheres, Roselaine Catarino sagrou-se campeã da scratch, com 92 tacadas. Atrás dela ficou Rafaela Pilagallo, com 93.
 
Nas demais categorias, as três primeiras colocadas, respectivamente, foram: cat. 0/20 -  Mônica Slaviero, com 79 tacadas, Fernanda Roccon, com 80, Cassiana Stapff, com 81; 21/30 – Maria Helena Vian, com 73, Denise Bittencourt, com 74, Diva Mercer, com 76; 31/40 – Sunilda Guimarães, com 68, Nilma Ribeiro, com 80, e Cecília Calliari, com 81. Melhor Approach (Roselaine Catarino) e Melhor Drive (Fernanda Roccon).

Um delicioso churrasco, servido durante todo o dia, repôs a energia dos atletas que, no período da noite, ainda tinham fôlego para curtir a cerimônia de premiação.

O 1.º Torneio GAN, que contou com o patrocínio da Ford Slaviero, AGF Veículos e PoliService Segurança, teve total apoio do Clube Curitibano. 
                         
Internacionais
 
Augusta, Geórgia (EUA) – A primeira rodada do Masters de Augusta (primeiro major do ano), quinta-feira (10), no Augusta National, terminou com o inglês Justin Rose e o sul-africano Trevor Immelman dividindo a liderança por 68 tacadas (-4). No decorrer da partida, Rose fez bogeys em dois dos quatro primeiros buracos.
 
Nos demais buracos ele jogou com seis tacadas abaixo do par. Immelman, por sua vez, fechou sem bogeys. Para o norte-americano Tiger Woods (número 1 do mundo), dono dos refletores, a partida teve altos e baixos. Após registrar pares nos 12 primeiros buracos, ele fez dois birdies consecutivos. Woods superou as dificuldades fazendo eagle no buraco. Ele terminou a rodada com 72 tacadas, exatamente o par do campo.

Immelman voltou a jogar bem no segundo dia de disputa. Ele repetiu o escore do dia anterior (68), para assumir a liderança isolada com 136 tacadas na soma. Ele cometeu apenas um erro na rodada que foi um bogey no buraco seis. Nos greens manteve o controle e embocou os putts que tinha de embocar.
Na cola de Immelman estava o norte-americano Brandt Snedeker, com 137 (69-68). O inglês Ian Poulter, com 139 (70-69), dividia a terceira posição com mais dois jogadores. Woods, que batalhava pela sua quinta jaqueta verde, jogou 71 no dia, para fechar a rodada em 19.º  lugar, com 143 na soma.

A terceira rodada terminou com Immelman seguindo confiante rumo ao título. Ele jogou 69 no dia, para somar 205 e continuar na liderança. Quem mais se aproximou dele foi Snedeker, que jogou 70, para somar 207. Steve Flesch (72-71-68) aparecia em terceiro lugar, com 208. Woods melhorou ainda mais seu desempenho e fechou em quinto lugar, com 68 no dia, 211 na soma.

No domingo, dia D, Immelman entrou em campo com uma vantagem de duas tacadas. Apesar de alguns tropeços durante a partida, ele conseguiu levar  troféu de campeão jogando 75 no dia, para somar 280 tacadas.

Woods bateu bem na bola, mas não embocava seus putts. Conclusão: terminou em segundo lugar, pelo segundo ano consecutivo em Augusta. Ele jogou 72, para somar 283 tacadas, uma de vantagem sobre Snedeker (77) e Stewart Cink (72-69-71-72), que terminaram com 284 na soma, cada um.
 
* Bogotá (COL) – O 2.º Club Colômbia Masters, disputado semana passada, no Country Club de Bogotá, terminou com o holandês Wil Besseling faturando o título com 268 tacadas. O brasileiro Alexandre Rocha ficou em quarto lugar, com 276. Seu compatriota Philippe Gasnier não passou o corte.

 
A competição, vale ressaltar, foi co-sancionada pelo Tour das Américas e Challenge Tour Europeu.
Strokes

* Os Organizadores e promotores
do Torneio Imin Golfe 100 Brasil – Japão, comemorativo do centenário da emigração japonesa no Brasil, ultimam os preparativos da competição, que terá sua largada dia 25 deste mês, com os principais jogos se estendendo até o dia seguinte. O Pro-Am, torneio entre equipes formadas por um profissional e três ou quatro amadores, será disputado dia 27.

Quatro campos de golfe irão abrigar o torneio: Clube Curitibano, Alphaville Graciosa Club, Graciosa Country Club e las Palmas Golf & Country Club. A modalidade de disputa será stroke play, em 36 buracos (18 buracos por dia) para as primeiras categorias e stableford para a categoria III. Confira o local dos jogos: Masculino - Categoria I - Alphaville/Curitibano, Categoria II Alphaville/Curitibano Categoria III - Las Palmas. Feminino -Categoria I, Categoria II e Categoria III. Todas no Graciosa Country Clube.

O jantar de encerramento, com premiações, sorteio de brindes e apresentações de shows, será no dia 26 (sábado), a partir das 20 horas, nas dependências do Santa Mônica Clube de Campo.
Apóiam o evento: Federação Paranaense de Golfe (FPRG), Confederação Brasileira de Golfe (CBG), ACBNBC – Nikkei Curitiba Comissão Imin 100 Sul Pr/Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.
Virgínia Salomão, jornalista,
é colunista
do golfe há 16 anos.
Primeira mulher
especializada no esporte no Brasil,
é também pioneira
na  divulgação semanal dessa
modalidade no país.

                                      

 
Empresa especializada em golfe. Mais de 20 anos no mercado
Clique aqui e conheça
SIMON PRESS
Assessoria de Comunicação em
esporte, saúde, empresas, eventos. Revistas, catálogos e sites.
 Minigolfe
Locação e eventos
(11) 2280-4962
 Consultoria
Palestras em escolas e empresas (11) 2280-4962
 LEI DO INCENTIVO
Projetos e Gestão - Simon Comunicação
(11) 2280-4962
Anuncie em Golfexpress
(11) 2280-4962