[ Entrevista ]

Sol Meliá investe no marketing
10/6/2008 - 9h54
Da Redação
Foto/Divulgação  

O colombiano Luis Calle é diretor de Vendas e Marketing, da Divisão Brasil, de Sol Meliá Hotels & Resorts.

Sua carreira na área hoteleira teve início no Intercontinental, na Colômbia, com atuação na área de Alimentos e Bebidas.

Em seguida, atuou junto à companhia Sol Meliá no Meliá Pereira, na Colômbia, e posteriormente no Meliá Castilla, em Madri.

Após esse período, trabalhou na abertura de um resort Renaissance na República Dominicana como gerente de Vendas para a América do Sul e América Central. 

Há mais de 10 anos no Brasil, Calle passou pelo Intercontinental do Rio de Janeiro como diretor de Vendas e Marketing. Em São Paulo, atuou na Hilton International, na mesma função exercida anteriormente.

No grupo mexicano Posadas, foi o diretor regional de Vendas para a América do Sul e diretor geral dos hotéis Caesar Park São Paulo Faria Lima e Caesar Business Faria Lima, antes de assumir o cargo de Diretor de Vendas e Marketing do Corportativo, da Sol Meliá no Brasil.

Nessa entrevista, ele fala dos investimentos que a empresa resolveu fazer na área de golfe.
 
Golfexpress - Por que a Sol Meliá resolveu patrocinar o golfe?

Luis Calle - Patrocinar o golfe representa, além da finalidade comercial, um investimento em bem-estar. Por ser um esporte em ascensão, o mercado de golfe proporciona oportunidades de networking.

GE - Por que a opção em patrocinar o circuito empresarial?

Luis Calle - A Sol Meliá acredita no marketing de relacionamento por intermédio do esporte, traduzindo esta atividade em bem estar e oportunidade de estabelecer novos contatos.

GE
- Como a Sol Meliá vê o mercado mundial de turismo?

Luis Calle - O Turismo é um mercado que está em expansão, em especial, em mercados emergentes como o Brasil. A companhia é líder mundial em resorts e a primeira na Espanha, tanto no Turismo de lazer quanto no de negócios. O que podemos sinalizar é o crescimento de forma constante desta atividade. 

GE - Como a rede avalia o potencial do mercado brasileiro?

Luis Calle - O Brasil é um mercado promissor. A Sol Meliá está fazendo investimentos próprios no país.  O Complexo Turístico e Imobiliário Guarajuba-Bahia, que abrange uma área de praia de aproximadamente 5 milhões de metros quadrados, consiste em aproximadamente 4.000 unidades habitacionais, entre apartamentos e residências, quatro resorts, centro de convenções, clube de praia, clube de lazer, parques temáticos, spa, fitness e centro de estética e marca a presença do grupo Sol Meliá na área de resorts, no Brasil.
 
A escolha do litoral da Bahia deve-se ao fato de ser considerada uma das melhores áreas de lazer do Brasil A cidade de Camaçari, município onde se situa o projeto, é um dos principais pólos de turismo e industrial do Estado da Bahia e está a apenas 38 quilômetros de Salvador. 
 
GE - Quais parcerias o grupo pretende obter com o patrocínio do Circuito Empresarial de Golfe?

Luis Calle - A realização de negócios e parcerias acontece de forma espontânea. Nosso intuito é apoiar a iniciativa do evento.

GE - Os resultados do ano passado estimularam novos investimentos?

Luis Calle - Este é um investimento a médio e longo prazo: acreditamos que já estamos obtendo retorno deste esforço.

GE
- Qual a participação do Sol Meliá no mercado hoteleiro do Brasil?

Luis Calle - No Brasil há 14 anos, a companhia tem atuado mais fortemente no segmento business, nas principais capitais e praças do país, com as marcas Meliá Hotels e Tryp Hotels. Atualmente, a companhia administra 16 empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Brasília, Campinas e Guarulhos, administrando aproximadamente 4.000 unidades habitacionais.

GE - O grupo pretende expandir seus negócios no país? 

Luis Calle - Além do complexo Guarajuba-Bahia, acabamos de assinar uma carta de intenções com o grupo espanhol Paraísos do Brasil para a administração do empreendimento Jacumã Beach Resort, no Rio Grande do Norte. O projeto do Resort ainda está em fase de detalhamento, porém, a expectativa é que esteja concluído em 2010.
 
Trata-se de um empreendimento turístico e imobiliário localizado em uma das melhores praias do litoral Potiguar e que contará com o desenvolvimento de um hotel resort, com 300 apartamentos, que levará uma das marcas consagradas de Sol Meliá, com todos os equipamentos de entretenimento e lazer, tais como: clube de praia, spa e fitness center, área comercial, centro de convenções, quadras esportivas, piscinas, bares e restaurantes etc, além de cinco condomínios residenciais com aproximadamente 900 unidades habitacionais, entre apartamentos e residências de alto luxo.
 
O empreendimento terá uma vocação voltada ao lazer, totalmente integrado ao meio ambiente dentro do conceito do turismo sustentável e socialmente responsável, que já são atributos mundiais da Sol Meliá. Com mais este projeto, o Jacumã Beach Resort, juntamente com o seu mais novo resort, Meliá Angra Marina & Convention Resort, a Sol Meliá marca definitivamente uma importante presença no turismo de resorts no Brasil.
 
Na área de negócios, estamos ampliando nossa participação no Distrito Federal, onde vamos inaugurar o terceiro hotel no Complexo Brasil 21, o Tryp Convention Brasil 21, que integrará um espaço exclusivo que reunirá espaço de alimentação, bem estar, negócios, compras e diversão.
 
Com relação a projetos futuros, estamos abertos a estudar propostas e projetos.  

GE - O senhor costuma jogar golfe? 

Luis Calle - Na verdade gostaria de ter mais tempo para a prática do esporte. Contudo, faço questão de ter um jogo com amigos e meus filhos, pelo menos uma vez por mês.
 
 
 
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