[ Instrução ]

Fabiano fala sobre direção do vento
4/2/2006 - 12h37
Simon Press  

São Paulo (SP) - Fabiano dos Santos é pernambucano, tem 25 anos, e aprendeu a jogar golfe aos 14. Tornou-se profissional em 1997, e é bicampeão do Aberto do PL Golf Club (2003/04).

Seu drive está entre os melhores do Brasil, na atualidade, com média de 340 jardas (já chegou a 390 jardas, ou 356 metros). Aqui ele mostra como faz o swing e dá dicas para o amador ou profissional obter maior sucesso nas jogadas.

Fabiano diz que antes de qualquer tacada, no tee ou fairway, é necessário analisar e ter certeza sobre quatro itens essenciais para alcançar o objetivo:

1 - Direção do vento: a favor, contra ou lateral.

2- Distância: defina com precisão as jardas que deseja atingir.

3- Taco: a escolha depende do alvo a ser alcançado.

4- Velocidade do swing: depende da distância do alvo e da força do vento.

VENTO A FAVOR 

A bola sempre viaja mais. Todo cuidado é necessário para não passar da distância desejada.

Que taco devo usar? No buraco de par 3, use um taco a menos no tee. Com o taco que normalmente você jogaria, a bola pode passar do alvo. Um golfista de alto nível pode usar taco normal e fazer um swing suave.

Nos buracos de par 4 e 5, é bom lembrar que a bola irá mais longe. Se a distância for longa, use o taco normal e aproveite a força do vento. Se for curta, use um taco a menos para não passar do alvo.

Duas dicas são muito importantes. Na saída, coloque o tee bem alto. Bata a bola o mais alto que puder. Ela será impulsionada pelo vento e irá mais longe, dando ao jogador preciosas jardas.

No fairway, você não tem o tee para ajudar, mas adote o mesmo procedimento ao bater a bola, se quiser ganhar distância. Utilize esse bom aliado!

VENTO LATERAL

A bola sempre muda de direção. Faça a compensação para corrigir a sua trajetória.

1- Vento da direita para a esquerda. Bata mais para a direita. Quando a bola estiver no alto, o vento a levará para a esquerda, corrigindo a direção e levando-a ao alvo pretendido.

2- Vento da esquerda para a direita.  Bata mais para a esquerda. O vento a empurrará para a direita, corrigindo a direção e levando-a ao alvo pretendido.

VENTO CONTRA

O vento contrário reduz a velocidade da bola. Fuja dele. No tee do par 3, sempre use um taco a mais. Com o taco que normalmente você usaria, a bola não chegará ao alvo.

Um jogador de alto nível pode usar taco normal, fazendo um swing bastante rápido. Essa jogada, poré, exige grande precisão do golfista.

No tee dos pares 4 ou 5, coloque o tee o mais baixo possível. Bata a bola bem baixa, para fugir da resistência do vento. Ela certamente irá no alvo desejado.

No fairway, bata bolas baixas para fugir da resistência do vento. Se precisar ganhar distância, use um taco a mais.

Não esqueça de ter tacos e bolas bem limpos. Se você tiver alguma dúvida não hesite, troque a bola no próximo buraco. Mas lembre-se, a eficiência do jogo não está só na bola, mas sim na capacidade do golfista.

 

 
Empresa especializada em golfe. Mais de 20 anos no mercado
Clique aqui e conheça
SIMON PRESS
Assessoria de Comunicação em
esporte, saúde, empresas, eventos. Revistas, catálogos e sites.
 Minigolfe
Locação e eventos
(11) 2280-4962
 Consultoria
Palestras em escolas e empresas (11) 2280-4962
 LEI DO INCENTIVO
Projetos e Gestão - Simon Comunicação
(11) 2280-4962
Anuncie em Golfexpress
(11) 2280-4962