[ Turismo ]

Comandatuba Ocean Course
22/2/2010 - 17h14
Ivo Simon
Ângelo Torello  

Ilha de Comandatuba (BA) - Inaugurado em 16 de dezembro de 2000, o Comandatuba Ocean Course está dentro do empreendimento do Hotel Transamérica, seguindo um projeto de alta tecnologia.

Completando 10 anos, o campo foi projetado por Dan Blankenship e construído com o objetivo de promover o ecoturismo, ou seja, proporcionar a turistas o aproveitamento das belezas da natureza, numa região com uma agradável temperatura média de 26ºC.

Dois biólogos acompanharam toda a obra. Cerca de 2.000 árvores foram retiradas mas, por iniciativa própria, foi replantada uma quantidade quatro vezes maior, 9.000 árvores, tornando o local ainda mais arborizado.

O projeto levou em consideração a recomposição da restinga original formada por bromélias, cactus  e o comandá, o famoso feijão de praia de vegetação rasteira que deu nome à ilha, além de pesquisa para descobrir qual era a vegetação nativa da região para que pudesse ser replantada, pelas vantagens proporcionadas. As plantas típicas da região são mais fortes, necessitam de menos irrigação e são mais resistentes às pragas. Um dos destaques no campo é a belíssima Palmeira Caxangá.

Nas proximidades da praia foi plantada vegetação herbácea rasteira. Após a primeira duna, 15 a 20 espécies de vegetação arbustiva e, internamente, vegetação arbórea. 

Ao lado dos buracos foi plantada a espécie Câmara, vegetação nativa que floresce o ano inteiro. A sinalização do campo é ecodidática, com nomes de animais e aves que precisam ser preservados, como Mico-Estrela, Tamanduá Mirim e Carcará.

Cinco buracos próximos à praia foram construídos depois que pesquisadores analisaram detalhadamente o local, para que ficassem distantes da região de desova das tartarugas.

Os 12 lagos foram projetados nas regiões alagadas para facilitar o fluxo natural das águas. Um deles tem 13 mil metros cúbicos de água e garante a irrigação do campo.                                          

Tecnicamente, o campo foi projetado para oferecer ao jogador diversas situações de jogo e de aproveitamento das belezas naturais.

Há locais que chegam a ter cinco tees de saída, permitindo diferentes situações de jogo. À tarde, quando estiver no buraco 14, se o jogador olhar para oeste verá um por de Sol deslumbrante. Se olhar para leste, o imponente canal de Comandatuba.

Fonte: Livro Campos de Golfe do Brasil

 
Empresa especializada em golfe. Mais de 20 anos no mercado
Clique aqui e conheça
SIMON PRESS
Assessoria de Comunicação em
esporte, saúde, empresas, eventos. Revistas, catálogos e sites.
 Minigolfe
Locação e eventos
(11) 2280-4962
 Consultoria
Palestras em escolas e empresas (11) 2280-4962
 LEI DO INCENTIVO
Projetos e Gestão - Simon Comunicação
(11) 2280-4962
Anuncie em Golfexpress
(11) 2280-4962