[ Noticias > Brasil ]

Peru e Colômbia lideram Sul-Americano Juvenil; gaúcho Andrey é 6º
5/4/2017 - 21h12

Peru, no masculino, e Colômbia, no feminino, começaram na frente a disputa por equipes da 50ª edição do Campeonato Sul-Americano de Golfe Juvenil, que acontece até sábado no Belém Novo Golf Club, em Porto Alegre (RS). O Brasil está empatado em 5º no masculino e em 10º no feminino. O destaque individual do Brasil foi o gaúcho Andrey Xavier, empatado em 6º.

O time peruano masculino somou 143 tacadas na primeira rodada, disputada nesta quarta-feira. O destaque da equipe foi Julian Perico, que jogou 68 (-4 em relação ao par do campo, que é 72) para estar na liderança da disputa individual. "Joguei muito bem e muito tranquilo. Fiz um plano de jogo e o segui até o final", disse o líder. 

A vice-liderança por equipes é dividida pelos times de Argentina e Paraguai, ambos com 146 tacadas. Colômbia vem logo atrás, com 147, seguida por Brasil, Venezuela e Bolívia, empatados em 5º com 150 tacadas.

O destaque brasileiro da rodada foi o gaúcho Andrey Xavier, do time de Alta Performance do Belém Novo Golf Club. Ele somou 74 tacadas e iniciou o torneio empatado na 6ª colocação. "Hoje não joguei tão bem como eu esperava, mas o resultado foi bom. Demorei para me acostumar com a velocidade dos greens de ontem para cá, pois eles estão mais rápidos", disse o gaúcho. Rohan Boettcher (empatado em 14º) e Daniel Celestino (empatado em 19º) também fazem parte do time masculino.

O destaque negativo do dia foi a desclassificação do time masculino do Chile, depois que dois de seus três atletas foram desclassificados por motivos diferentes - um por ter assinado o cartão de escore com um resultado errado, e outro por ter, repetidas vezes, reposicionado a bola no green mais próxima da bandeira. Um atleta venezuelano também foi desclassificado por ter assinado, como marcador, um resultado que ele sabia ser incorreto. 

No feminino, a liderança está com a Colômbia, que já acumula 18 vitórias no Sul-Americano na categoria, contra oito da Argentina, segunda melhor nação na história do campeonato no feminino. As colombianas somaram 139 tacadas, contra 145 das argentinas. A colombiana Maria Alejandra Hoyos é a líder no individual, com 69 tacadas, seguida pela conterrânea Maria Jose Bohorquez e pela venezuelana Valentina Gilly, ambas com 70. "Peguei muito bem na bola e emboquei muito hoje. Gostei muito do campo", disse Maria Alejandra. 

As brasileiras somaram 155 tacadas e estão em 10º lugar. O melhor resultado foi da paranaense Ana Beatriz Cordeiro, com 76 tacadas que lhe deixaram empatada na 11ª colocação. Ainda compõem a equipe Laura Caetano (empatada em 21º) e Lauren Grinberg (empatada em 25º). "Bateu aquela ansiedade e pressão do primeiro dia por jogar em casa. Gostei muito do meu resultado. As outras meninas e eu vamos nos recuperar, pois estamos com muito apoio", disse Ana Beatriz.

Histórico - Essa será a quinta vez que o torneio é sediado no Brasil. O País já recebeu a competição em 1971, no Clube de Campo de São Paulo (SP), em 1987, no São Fernando Golf Club (SP), em 1997, no Gavea Golf (RJ), e em 2007, no Itanhangá Golf Club (RJ). É a primeira vez que o torneio acontece em um clube fora do eixo Rio-São Paulo. 

O campeonato conta com apoio do R&A, da Federação Riograndense de Golfe e do Belém Novo Golf Club. A realização é da CBG e da Federação Sul-Americana de Golfe. O evento também tem apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com recursos da Lei Agnelo Piva.

Torneio aberto ao público - O público poderá acompanhar a disputa do Sul-Americano. Antes, porém, é necessário fazer um cadastro prévio no site da Confederação Brasileira de Golfe para poder ter acesso ao Belém Novo Golf Club. O cadastro está disponível na página da CBG 
. O visitante deverá informar, com um mínimo de 48 horas de antecedência, nome, documento de identidade e informações sobre o veículo que utilizará (caso queira estacionar no clube, deverá portar uma CNH válida). 

 
Empresa especializada em golfe. Mais de 20 anos no mercado
Clique aqui e conheça
SIMON PRESS
Assessoria de Comunicação em
esporte, saúde, empresas, eventos. Revistas, catálogos e sites.
 Minigolfe
Locação e eventos
(11) 2280-4962
 Consultoria
Palestras em escolas e empresas (11) 2280-4962
 LEI DO INCENTIVO
Projetos e Gestão - Simon Comunicação
(11) 2280-4962
Anuncie em Golfexpress
(11) 2280-4962